Zoneamento para plantio do milho safra começa no RS, mas temperaturas baixas impedem início dos trabalhos, diz Emater
O começo do mês de agosto marca também a abertura do Zoneamento de Risco Climático para o plantio do milho safra em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Porém, até o momento as baixas temperaturas registradas impedem o início das atividades, conforme relata a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) divulgou seu boletim semanal.
Na região de Ijuí, por exemplo, os municípios do Celeiro já poderiam plantar o cereal, mas os produtores aguardam condições mais propícias à realização do plantio, visto que temperaturas muito baixas podem comprometer a germinação das sementes.
Situação semelhante é vivida nas regionais de Santa Rosa, onde somente a semeadura somente será realizada quando houver umidade adequada do solo e da Fronteira Oeste, onde as temperaturas muito baixas e a falta de umidade adequada dos solos para cultivos não irrigados inviabilizaram os primeiros plantios.
Por outro lado, alguns municípios costeiros ao rio Uruguai conseguiram antecipar o plantio da safra, mas as baixas temperaturas de julho dificultaram a germinação e o desenvolvimento inicial das lavouras.
Enquanto isso, as regiões de Ijuí, Santa Rosa e Bagé seguem em entressafra, com produtores dando continuidade ao manejo das plantas de cobertura.
De olho no mercado, a Emater aponta que o preço médio do milho segue em alta no Rio Grande do Sul, com aumento de 1,19% em relação ao da semana anterior, passando de R$ 88,33 para R$ 89,38/sc.