Falta plantar apenas 1% das lavouras de milho na Argentina

Publicado em 04/02/2021 13:54
Últimas chuvas melhoraram as condições das plantas em diversas regiões do país

O Ministério de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina divulgou seu informe semanal de estimativas agrícolas atualizando seus dados para a safra de milho 2020/21. Segundo a publicação, os trabalhos de plantio da nova safra seguem avançando pelo país e já atingem 99% do total até o dia 04 de fevereiro.

Este índice avança um ponto percentual com relação a semana anterior e fica empatado com o percentual do que era registrado neste período para a safra anterior 2019/20. Entre as regiões que ainda seguem com trabalhos, estão Santa Fé (99%), Salta (98%), Avellaneda (90%), Chaco Pcia. R.S.Peña (74%), Formosa (73%) e Chaco Charata (70%).

As lavouras mais adiantadas, que tem mais porcentagem de lavouras já em maturação, são Corrientes (100%), Rosario Del Tala (73%), Paraná (60%) e Avellaneda (30%).

Qualidade das lavouras melhorou com as últimas chuvas no país

Na regional de Buenos Aires, as chuvas que ocorrem na semana passada e no início desta vieram em momento muito oportuno para as lavouras que estão em enchimento de grão e começando a florir nas delegações de Pergamina, Junín, La Plata e Veinticinco de Mayo. Em Lincoln, mesmo com chuva, continua com tendência de registros menores com o milho precoce mais afetado.

Em Córdoba, o milho precoce está avançando na fase de enchimento de grãos nas delegações de Laboulaye, Rio Cuarto e San Francisco, onde as chuvas abundantes que caíram durante esta semana melhoraram a umidade. Já na delegação de Marcos Juárez houve uma forte queda de granizo na semana passada causando 100% de danos em regiões da zona sul de Laborde e W. Escalante e o norte de Monte Buey. A situação se repetiu nas delegações de San Justo, Colón e Totoral.

Já em Entre Rios, as chuvas registradas desde sábado foram muito oportunas para o milho tardio e de segundo grau, mas não para o milho precoce e de primeiro grau, que estão a fechar o ciclo. “Muitos desses lotes passaram seu período crítico na 2ª quinzena de dezembro com déficit hídrico, sendo os departamentos mais afetados os localizados ao sul e oeste”, pontua o Ministério.

A regional de La Pampa, também registrou precipitações generalizadas na delegação de General Pico que elevaram a umidade do solo para regular/adequada em toda a região. Por outro lado, na delegação de Santa Rosa não choveu nesta semana e as temperaturas foram moderadas. “Embora a primeira quinzena de janeiro tenha registrado chuvas, atualmente a umidade do solo é razoável e já existem áreas onde a umidade começa a ser de regular a baixa”, detalha a publicação.

Em Santa Fé, as chuvas registradas durante a semana ajudaram o desenvolvimento das lavouras nas delegações de Rafaela, Casilda e Venado Tuerto. “Os lotes mais avançados começarão a entrar no estágio de maturidade fisiológica, evoluindo com um bom regime térmico até a maturidade comercial. Com o tamanho da espiga definido, assim como o número de grãos por componente da espiga, resta apenas confirmar o seu peso, que, com a recarga recente, terá rendimentos aceitáveis”, dizem os analistas ministeriais.

O plantio da safra de milho continua avançando significativamente em Chaco, onde os lotes implantados desenvolvem-se em boas condições nas fases vegetativas.

Já a regional de Santiago del Estero tem situações distintas, já que houve uma precipitação altamente variável em toda a província variando entre 30 e 100 mm. No geral, observa-se bom crescimento vegetativo das plantas, exceto ao norte de Moreno e no sul de Alberdi, que são as áreas mais carentes.

Por fim, em NOA os primeiros dias da semana foram ensolarados e com altas temperaturas, até a entrada de uma frente fria no sábado. Isso fez chover e a temperatura cair drasticamente. A delegação de Jujuy já encerrou o plantio do milho, enquanto Salta estão quase concluída. Já em Tucumán, as condições da safra melhoraram rapidamente com as chuvas atuais.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço do milho salta até 2,6% na B3 com cotações e prêmios subindo nos portos
Exportação de milho avançou na última semana, mas ainda segue 47% inferior à 2023
Nova Xavantina/MT entra na reta final de colheita com boas produtividades de milho e gergelim
USDA informa nova venda de milho a México nesta 2ª feira
Milho da B3 salta 1,5% e fica entre R$ 60,00 e R$ 70,00 no começo da tarde desta 2ªfeira
No Piauí, atraso no plantio de milho safrinha motivou diminuição de área, investimentos e acabou derrubando a produtividade