Plantio do milho na Argentina avança para 39%; Ministério detalha desenvolvimento em diversas províncias

Publicado em 05/11/2020 14:06

O Ministério de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina divulgou seu informe semanal de estimativas agrícolas revisando atualizando seus dados para a safra de milho 2020/21. Segundo a publicação, os trabalhos de plantio da nova safra seguem avançando pelo país e já atingem 39% do total.

Este índice avança três pontos percentuais com relação a semana anterior e fica um ponto a frente do que era registrado neste período para a safra anterior 2019/20.

As regiões mais adiantadas são Bolívar e Corrientes (100%), Rosario Del Tala (93%), Entre Rios (92%), Paraná (90%), Venado Tuerto (87%), Marcos Juárez (84%) e Junin (83%).

No total, a Argentina deve semear 9.410.889 hectares de milho, montante 0,53% menor do que o registrado na safra 2019/20 que teve 9.461.670 hectares.

O Ministério também detalhou a situação das lavouras nas principais regiões do país. Em Buenos Aires, por exemplo, a semeadura precoce do milho já está encerrada na zona norte e, em geral, apresenta condições boas a muito boas, favorecidas pelas reservas de água acumuladas nos solos.

Na região de Córboda, depois das chuvas de outubro, os últimos milhos foram plantados. “Em geral, as parcelas apresentam boa emergência e as mais avançadas apresentam 4 a 6 folhas com boas condições devido às chuvas, embora um tanto desiguais devido à umidade adequada à semeadura”, diz o relatório.

Em Entre Ríos, em quase toda a província as últimas chuvas têm sido muito benéficas para a cultura. “Embora a condição tenha melhorado, muitos lotes apresentam baixa altura de plantas e desníveis. A fertilização com nitrogênio se intensifica na quarta folha, que, por falta de umidade, estava atrasada”, detalha o Ministério.

A província de La Pampa a umidade dos solos é adequada para os trabalhos de preparação do solo e semeadura do milho na delegação de Genaral Pico. Porém, alguns setores localizados a oeste e sudeste da região apresentam condições regulares de teor de água na camada arável.

Já na delegação Santa Rosa, foi concluída a semeadura do primeiro milho adiantado, com um avanço de 10% da área estimada, e continuaram os trabalhos de preparo do solo para implantação do primeiro milho tardio, que está previsto para começar na próxima semana.

Em Santa Fé a cultura apresenta um bom estado vegetativo, sem problemas de pragas ou infestantes e com uma área foliar vigorosa devido ao bom abastecimento de água dos solos. Por fim, em San Luis, durante a semana não foi registrada nenhuma precipitação na província, sendo necessária a ocorrência de chuvas abundantes para preencher o perfil de umidade e assim poder continuar com a semeadura.

Tags:

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Radar Investimentos: As negociações vinham em ritmo mais constante na última semana
Preços do milho ganham força ao longo do pregão e fecham 2ªfeira em alta nas Bolsas
Colheita do milho está adiantada em Sertanópolis (PR), e produtor estima quebra entre 10% a 15% na produtividade
Brasil exportou mais de 1 milhão de toneladas de milho na quarta semana de julho/24
Colheita do milho chega perto do final com média acima de 130 sc/ha em Chapadão do Sul/MS
Segunda-feira segue sendo negativa para os preços futuros do milho