Expectativa de ‘safrinha’ de milho recorde vem se confirmando e INTL FCStone aumenta estimativa

Publicado em 03/07/2017 11:19

Com a colheita de milho ‘safrinha’ em avanço e, com as expectativas de que a safra recorde se confirmará, a INTL FCStone aumentou, nesta segunda-feira (03) seus cálculos de produção para 66 milhões de toneladas, refletindo um novo aumento do rendimento esperado, cuja média para o Brasil ficou em 5,8 toneladas por hectare. A estimativa de junho estava em 65,2 milhões de toneladas.

“Diante dessa produção recorde, espera-se que o balanço de oferta e demanda fique bastante confortável, com estoques finais estimados acima de 22 milhões de toneladas”, avalia a analista de mercado da INTL FCStone, Ana Luiza Lodi. Ainda de acordo com o grupo, as exportações de milho devem ganhar força neste segundo semestre, com as recentes desvalorizações do real frente ao dólar favorecendo a competitividade do produto brasileiro.

Já com relação ao milho da safra de verão, a consultoria ajustou sua produtividade média, ficando em 5,49 toneladas por hectare (contra 5,63 toneladas por hectare nos cálculos anteriores), levando a produção a recuar para 31,64 milhões de toneladas (contra 32,44 milhões de toneladas na estimativa anterior).

Soja

Em sua revisão de julho, a INTL FCStone trouxe um leve aumento da produção de soja da safra brasileira 2016/17, devido um ajuste na produtividade de Mato Grosso do Sul. A produção estimada ficou em 113,3 milhões de toneladas, aumento de apenas 100 mil toneladas em relação ao número de junho.

As exportações de soja se mantêm bastante aquecidas e o volume total embarcado deve superar 60 milhões de toneladas em 2017. Para o consumo interno, as expectativas também são de um consumo mais elevado que no ano passado. Mesmo assim, diante da safra recorde, os estoques podem ficar acima de 7 milhões de toneladas, o que é um nível bem mais confortável que o de anos anteriores.

Sobre a INTL FCStone:

A INTL FCStone Inc. e suas subsidiárias oferecem serviços de execução e consultoria em commodities, moedas e securities internacionais. Com raízes no setor de commodities que remontam a 1924, a INTL FCStone é especializada em auxiliar toda a cadeia do mundo das commodities – produtores, processadores e consumidores – a gerir seu negócio e a crescer no ambiente volátil das commodities agrícolas. No Brasil, a INTL FCStone está sediada em Campinas (SP) e conta com escritórios em São Paulo (SP), Passo Fundo (RS), Maringá (PR), Sorriso (MT), Goiânia (GO), Recife (PE) e Patrocínio (MG).

Fonte: INTL FCStone

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços futuros do milho fecham a semana pressionados por condições climáticas favoráveis nos EUA Preços futuros do milho fecham a semana pressionados por condições climáticas favoráveis nos EUA
Manejo de insetos vetores com produtos especialmente direcionados é determinante para uma boa safra de milho Manejo de insetos vetores com produtos especialmente direcionados é determinante para uma boa safra de milho
Preços futuros do milho trabalham com baixas nesta 6ª feira em Chicago
Milho opera com volatilidade na manhã desta 6ª feira em Chicago
Uma olhada nas exportações de grãos dos EUA no próximo ano em cinco gráficos fáceis
Milho fecha em baixa na B3 pressionado pela safrinha e novas projeções da Conab