Em 23 anos, o milho foi o produto de maior expansão no Paraguai

Publicado em 25/05/2017 14:42

Em 23 anos de história no Paraguai, a produção de milho cresceu em 11 vezes em relação ao seu início, segundo apresentação realizada por Luis Cubilla, assessor agrícola da Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Cereais e Oleaginosas (Capeco), durante o seminário de evolução histórica da agricultura paraguaia e perspectivas futuras organizado pela Capeco.

O milho, de uma base de 173 mil toneladas produzidas na safra 1993/94, passou para as 4 milhões de toneladas durante a safra 2015/16.

De acordo com a apresentação, o aumento da produção se deu, primeiramente, por conta da expansão da superfície agrícola. Entretanto, os grandes saltos de produtividade também contaram com a profissionalização da produção, da maior utilização de tecnologia e da biotecnologia.

O presidente da Capeco, José Berea, ainda destacou que "a agricultura é um dos pilares fundamentais da economia nacional" e que seu desenvolvimento resultou, neste período, oportunidades para milhares de paraguaios.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: ElAgro.com.py

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportação de milho avançou na última semana, mas ainda segue 47% inferior à 2023
Nova Xavantina/MT entra na reta final de colheita com boas produtividades de milho e gergelim
USDA informa nova venda de milho a México nesta 2ª feira
Milho da B3 salta 1,5% e fica entre R$ 60,00 e R$ 70,00 no começo da tarde desta 2ªfeira
No Piauí, atraso no plantio de milho safrinha motivou diminuição de área, investimentos e acabou derrubando a produtividade
Preços do milho abrem a segunda-feira registrando movimentações positivas na B3 e em Chicago