Segunda safra de milho em plena produção com novo recorde à vista, por Radar Investimentos
O fechamento da colheita da safra de verão impõe preços menores e reforça as estimativas de produção robusta do milho. Neste sentido, a média das estimativas da produção da 1ª safra teve alta de 2,6%, ao passo que os números da 2ª safra ficaram praticamente nos mesmos patamares na comparação mensal.
Em boa parte dos estados produtores, o plantio da safrinha foi finalizado ou está na reta final. Nesta última semana, nossa equipe esteve no Mato Grosso e atestou as boas condições de desenvolvimento da lavoura no estado.
No último e-mail destacamos o aumento da área cultivada com o cereal e neste vale ressaltar o alívio quanto aos riscos de quebra de produtividade. Com boas condições de chuva e luminosidade favorecendo a produção do milho safrinha, os únicos pontos de atenção daqui adiante seriam as condições para a colheita e os gargalos de logística/armazenamento com o volume de grãos produzidos na safra 2016/2017.
Olhando para os dados dos EUA, o relatório WASE do USDA de hoje manteve estável as projeções de produção de soja dos EUA em 117,21 milhões de toneladas, enquanto as estimativas dos estoques finais tiveram um incremento de 2,4% MoM. Em relação ao milho, ambas as projeções de produção e estoques finais ficaram estáveis frente ao relatório do mês anterior, em 384,78 milhões de t e 58,93 milhões de t, respectivamente.