CTNBio concede prazo de 30 dias para recurso contra aprovação de milho transgênico dos EUA

Publicado em 07/10/2016 09:03

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança(CTNBio), nesta quinta-feira (6), aprovou três variedades de milho transgênico dos Estados Unidos, permitindo, portanto, a importação pelo Brasil desse cereal. A medida já vinha, há muito, sendo aguardade pelo mercado e pelos compradores, principalmente granjeiros e a agroindústria. 

A nota oficial da CTNBio foi divulgada somente no final do dia e cita o prazo de 30 dias para o recurso caso haja interessse das partes. Caso não aconteça, a importação poderá ser liberada. 

Veja a nota oficial do Ministério da Agricultura:

CTNBio aprova milho transgênico cultivado nos EUA

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou, nesta quinta-feira (6), dois eventos de milho transgênico cultivado nos Estados Unidos. A decisão atende ao interesse do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para garantir o abastecimento do mercado brasileiro.

“A medida vai beneficiar indústrias e produtores que usam o milho na ração animal”, diz o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Odilson Ribeiro e Silva. Este ano, o grão sofreu quebra de safra no Brasil por problemas climáticos, o que encareceu o produto e os custos de produção.

A CTNBio deu prazo de 30 dias para que qualquer interessado recorra da medida. Caso haja contestação, a decisão vai para o Conselho de Ministros. Se em 30 dias não houver recurso, a importação poderá liberada.

A Câmara de Comércio Exterior (Camex), lembra o secretário, já autorizou a importação de até 1 milhão de toneladas até o final deste ano, com tarifa zero. “Isso poderá ajudar a agilizar a entrada do milho no país.”

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço do milho recua até 1,1% nesta segunda-feira e emenda oitavo pregão seguido de desvalorização na B3
Exportação diária de milho em nov/24 é 33% menor do que em nov/23; volumes para dezembro devem ser ainda mais baixos
B3 perde força e milho volta a recuar nesta segunda-feira
USDA informa nova venda de mais de 450 mil t de milho nesta 2ª feira (25)
Fórum Getap revelará os campeões de produtividade no milho inverno de 2024
Milho segue o trigo e abre a segunda-feira recuando na Bolsa de Chicago
undefined