Milho: Exportações seguem aquecidas e superam 5 mi de toneladas em dezembro

Publicado em 28/12/2015 14:57

As exportações de milho do Brasil permanecem aquecidas e somam 5.053,2 milhões de toneladas nos primeiros 18 dias úteis de dezembro. A média diária ficou em 280,7 mil toneladas do grão. As informações foram reportadas nesta segunda-feira (28) pela Secex (Secretaria de Comércio Exterior).

Em comparação com o mês anterior, a média diária representa um crescimento de 18%, já que em novembro, o volume ficou em 237,9 mil toneladas. Já em relação ao mesmo período do ano passado, a alta é ainda mais expressiva, de 81,4%, uma vez que a média em dezembro de 2014 foi de 154,8 mil toneladas do cereal.

Os embarques de milho ainda renderam ao Brasil uma receita de US$ 834,1 milhões, com média de US$ 46,3 milhões no acumulado em dezembro. O número também está acima do registrado em novembro e do observado em igual período de 2014.

De acordo com os analistas, as exportações do grão podem superar a estimativa de 5,5 milhões de toneladas embarcadas somente em dezembro. No acumulado entre janeiro até a terceira semana de dezembro, foram embarcadas 27,1 milhões de toneladas de milho, quantidade 31% acima do observado em igual intervalo do ano passado conforme dados do Cepea. O volume já é superior ao recorde de 2013, com 26,6 milhões de toneladas exportadas.

No total da temporada, o volume embarcado poderá ficar acima das 30 milhões de toneladas, ainda segundo projeções dos especialistas.

Tags:

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita do milho safrinha chega a 50% no Pará, com perdas devido ao corte de chuvas e plantio fora da janela ideal
Produtor do Mato Grosso vai precisar de mais milho para cobrir os custos da próxima safra 24/25, aponta Imea
Colheita do milho vai a 79% no Brasil e Conab destaca problemas de produtividade em alguns estados
Redução na qualidade das lavouras dos EUA sustenta cotações do milho em alta nesta 3ªfeira em Chicago
Radar Investimentos: Colheita da safrinha de milho 2024 chegou em 83% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil
Preço do milho salta até 2,6% na B3 com cotações e prêmios subindo nos portos