Exportação de milho chega a 1 milhão de toneladas em quatro dias de dezembro

Publicado em 14/12/2015 07:15

Nos primeiros quatro dias de dezembro, o Brasil exportou mais de 1 milhão de toneladas de milho. O dado foi anunciado na sexta-feira (11) pelo diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), João Marcelo Intini, durante a divulgação da estimativa de produção de grãos da safra brasileira 2015/2016. Segundo ele, esse volume de exportações revela os ganhos recentes do País em melhoria de condições para o escoamento da produção nacional.

"Me parece que estamos avançando muito na condição da logística. Para a gente ter uma ideia, só no mês de dezembro, nos quatro primeiros dias, foi exportado um total de 1 milhão de toneladas de milho. Em média, mais de 250 mil toneladas foram exportadas por dia. Isso representa o agendamento, a organização e o escoamento desse milho com muito mais condições de rapidez e de celeridade do que no passado", afirmou.

Em agosto deste ano, o Brasil exportou 2,2 milhões de toneladas de milho por dia, uma média de 108 mil toneladas por dia útil. Em 2014, o País negociou com o mercado internacional 20,6 milhões de toneladas do produto.

O atual cenário cambial e fatores do mercado internacional também tem colaborado para o maior volume de negociação do milho brasileiro. "O Brasil está também aproveitando a diminuição de exportações de milho americanas, por causa das suas condições do seu fator competitivo desse momento, e que projeta-se uma substituição de exportação de milho norte-americano por milho brasileiro na ordem de 1 milhão de toneladas. Então é uma janela de oportunidade", disse Intini.

Tags:

Fonte: Portal Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita do milho safrinha chega a 50% no Pará, com perdas devido ao corte de chuvas e plantio fora da janela ideal
Produtor do Mato Grosso vai precisar de mais milho para cobrir os custos da próxima safra 24/25, aponta Imea
Colheita do milho vai a 79% no Brasil e Conab destaca problemas de produtividade em alguns estados
Redução na qualidade das lavouras dos EUA sustenta cotações do milho em alta nesta 3ªfeira em Chicago
Radar Investimentos: Colheita da safrinha de milho 2024 chegou em 83% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil
Preço do milho salta até 2,6% na B3 com cotações e prêmios subindo nos portos