Milho: Exportação bate recorde mensal em outubro com 5,54 milhões de toneladas
As exportações de milho em outubro bateram recorde mensal atingindo 5,54 milhões de toneladas, o equivalente a uma média diária de 264,2 mil t no período. Esse volume corresponde a um crescimento de 91,2% na comparação com o ano passado, onde foram embarcados 3,17 milhões de toneladas, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, divulgados nessa terça-feira (03).
Até então, o maior volume exportado havia sido verificado em outubro/13, de 3,95 milhões de toneladas. Com esse bom ritmo nos embarques a expectativa é que o país poderá superar o volume recorde embarcado em 2013 (26 milhões de toneladas).
Em sua última estimativa, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) prevê que os embarques de milho brasileiro podem chegar a 26,4 milhões de toneladas nesta temporada, mas analistas consideram que as exportações podem atingir 30 milhões de t. Até o momento - de janeiro a outubro/15 - foram embarcados 12,33 milhões de toneladas.
Em receita as exportações do grão totalizaram US$ 919,9 milhões, 99,1% acima do saldo registrado no mês anterior. Sendo assim, o faturamento do mês de outubro fechou com uma média de US$ 43,8 milhões/dia.
A forte valorização cambial tornou o produto brasileiro altamente competitivo no mercado internacional. Além disso, nesta temporada as preocupações e especulações com a produção brasileira, devido ao atraso das chuvas e no plantio, geraram um grande volume de vendas futuras, fatores esses que têm colaborado para os bons ritmos de embarques neste ano.