Milho: Exportações da primeira quinzena de agosto totalizam 906,2 mil toneladas

Publicado em 18/08/2015 11:41

As exportações de milho nas duas primeiras semanas de agosto atingiram 906,2 mil toneladas, o equivalente a uma média diária de 90,6 mil t em dez dias úteis. Esse volume corresponde a um crescimento de 62,8% na comparação com o mês anterior e uma retração de 22,6% em relação ao mesmo período do ano passado, como informou os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, divulgados nessa segunda-feira (17).

Em receita os embarques do grão totalizaram US$ 153,2 milhões, contra os 218 milhões de dólares acumulados em todo o mês de julho. Sendo assim, o faturamento do mês de agosto está com uma média de US$ 15,3 milhões/dia, 61,6% superior ao registrado em julho, e menor em 32,2% na comparação com 2014.

É importante ressaltar que no ano passado os embarques de milho ganharam força em agosto frente a meses anteriores do ano. Além disso, as exportações de milho em julho deste ano atingiram o segundo melhor desempenho da série histórica para o mês, perdendo apenas para 2012, onde as exportações foram de 1,7 milhão de toneladas.

Diante desse cenário a expectativa é que o país poderá superar o volume recorde embarcado em 2013, de 26 milhões de toneladas. Somente nos primeiros sete meses deste ano os embarques atingiram 6,601 milhões de toneladas, que é o segundo maior volume da série histórica da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

De acordo com o Cepea (Centro de Pesquisa Avançada) e a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a expectativa é de que o câmbio mantenha intensas as exportações nos próximos meses. Em sua última estimativa, a Conab prevê que os embarques de milho brasileiro podem chegar a 26,4 milhões de toneladas nesta temporada, mas analistas consideram que os embarques podem atingir 30 milhões de t.

Confira a reportagem do Notícias Agrícolas sobre as expectativas de exportação para este ano:

Milho: Com suporte do dólar e demanda internacional, Brasil pode exportar volume recorde nesta temporada.

Tags:

Por: Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço do milho segue o dólar e fecha segunda-feira recuando na B3
Exportação de milho do Brasil segue atrás de 2023, mas Brandalizze vê bons volumes acumulados
Importações de milho pela China despencam em 2024
Milho segue a soja e abre a 2ªfeira levemente recuando em Chicago
Radar Investimentos: Colheita do milho nos EUA atingiu 95% no último domingo (17)
Milho/Cepea: Retração compradora limita alta de preços
undefined