Milho: Colheita no Paraná chega a 52% da área

Publicado em 04/08/2015 11:41

A colheita do milho safrinha no Estado do Paraná atingiu 52% da área total, um avanço de 13% em relação à semana anterior, onde os trabalhos de colheita estavam em 39%. Os dados são do Deral (Departamento de Economia Rural), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, divulgados nesta terça-feira (04).

Em termos de qualidade, dos 912 mil hectares que faltam ser colhidos - de uma área total de 1,9 milhão - 92% estão em boas condições, 7% em condições médias, e apenas 1% em condições consideradas ruins.

Segundo Edmar Gervásio, analista da área de milho do Deral, a produtividade do milho de segunda safra é boa e está acima do esperado. Inicialmente a expectativa era de um rendimento médio de 5.480 kg/ha, mas até o momento as lavouras cultivadas apresentaram um ganho de 5% e a produtividade passou para 5.750 quilos por hectare no último levantamento.

As chuvas que atingiram o Estado no início do mês de julho dificultaram o andamento da colheita e mesmo com o avanço de 13%, o trabalho de colheita da segunda safra de milho neste ano está 8% atrasada na comparação com o mesmo período de 2014.

No entanto, não há previsão de chuvas para as regiões produtoras nesta semana, o que poderá representar um avanço de 20% na colheita desta semana, afirma o analista.

De acordo com Gervásio a previsão do estado, ainda que com as adversidades climáticas, é de uma produção recorde de 11 milhões de toneladas do grão nesta temporada.

Tags:

Por: Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço do milho salta até 2,6% na B3 com cotações e prêmios subindo nos portos
Exportação de milho avançou na última semana, mas ainda segue 47% inferior à 2023
Nova Xavantina/MT entra na reta final de colheita com boas produtividades de milho e gergelim
USDA informa nova venda de milho a México nesta 2ª feira
Milho da B3 salta 1,5% e fica entre R$ 60,00 e R$ 70,00 no começo da tarde desta 2ªfeira
No Piauí, atraso no plantio de milho safrinha motivou diminuição de área, investimentos e acabou derrubando a produtividade