Colheita do milho avança em três regiões em Mato Grosso

Publicado em 05/06/2015 10:31

A virada do mês foi marcada pelo início da colheita do milho safrinha, em Mato Grosso. Os primeiros hectares do ciclo 2015 começaram, mesmo que de forma tímida, a ser colhidos em algumas regiões como centro-sul, norte, oeste e médio norte. A movimentação, como destaca o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), foi antecipada em uma semana em relação ao ano passado e segue embalada pela perspectiva de uma superprodução calcada na produtividade.

Até o final as semana passada, conforme o Boletim do Milho, divulgado pelo Imea no início dessa semana, o total colhido representava 0,62% da área. O cereal já extraído é aquele que pode ser plantado logo após a colheita da soja e que teve sua janela ideal aproveitada, ou seja, ele foi semeado ainda em fevereiro. E é justamente desse período que são esperadas as maiores produtividades do Estado para a temporada atual.

Os analistas do Imea explicam que apesar da precocidade na retomada das colheitadeiras, alguns produtores continuam receosos de entrar com as máquinas no campo, devido à alta umidade que ainda é observada nos grãos, já as chuvas ainda são registradas no Estado. Áreas que continham pivôs, e que foram semeadas precocemente, são as principais iniciadoras dessa colheita. A colheita deve intensificar-se a partir da segunda quinzena de junho, quando a umidade estará menor e o milho pronto para ser colhido.

A produtividade média do Estado nesta semana ficou em 112,03 sacas por hectares (sc/ha), valor acima do normal, graças à boa qualidade dos primeiros talhões.

Veja a notícia na íntegra no site do Só Notícias

Tags:

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Demanda e clima dão força e cotações da safra nova sobem na B3 nesta 5ªfeira
Colheita do milho atinge 8% das lavouras do RS
Mercado segue aguardando USDA e futuros do milho permanecem estáveis em Chicago
Esperando o USDA de amanhã, milho abre a 5ªfeira de lado em Chicago
Radar Investimentos: Milho tem cotações firmes no mercado interno
Mercado sem pressão de venda sustenta cotações e milho fecha 4ªfeira subindo na B3
undefined