Plantas daninhas resistentes ao glifosato em lavoura de milho

Publicado em 09/04/2015 11:02
Produtores relataram aos técnicos do Circuito Tecnológico – Etapa Milho a resistência da buva ao herbicida

As equipes da Embrapa e Aprosoja que estão realizando a segunda edição do Circuito Tecnológico – Etapa Milho receberam relatos dos produtores de soja e milho em Mato Grosso da existência de Buva (Conyza spp.) resistente ao glifosato.

Para analisar a real possibilidade da resistência, foi realizada a coleta de sementes da planta daninha nas propriedades onde foi relatado o problema, para que as amostras sejam analisadas em laboratório pela Embrapa.

O pesquisador da Embrapa, Alexandre Ferreira, especialista em plantas daninhas, explica que a análise laboratorial poderá confirmar se os herbicidas como o glifosato realmente perderam a eficiência no combate a Buva.

“Tivemos esse ano o relato de um produtor em Primavera do Leste, de que na área dele tem presença dessa planta daninha resistente ao glifosato. Isso merece uma atenção especial”, considerou.

Contudo, ele explica que muitas vezes o produtor ou técnico agrônomo das fazendas não realizam o manejo das plantas daninhas de maneira adequada e se esquecem de princípios básicos, como por exemplo, rotacionar as moléculas de herbicidas para diminuir a pressão de seleção e realizar a aplicação dos produtos no estádio de desenvolvimento correto das plantas daninhas. 

“Muitas vezes os produtores aplicam o herbicida no estágio inadequado e obtêm um baixo nível de controle", explicou. 

Tags:

Fonte: Aprosoja MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho da B3 salta 1,5% e fica entre R$ 60,00 e R$ 70,00 no começo da tarde desta 2ªfeira
No Piauí, atraso no plantio de milho safrinha motivou diminuição de área, investimentos e acabou derrubando a produtividade
Preços do milho abrem a segunda-feira registrando movimentações positivas na B3 e em Chicago
Radar Investimentos: Os preços do milho no mercado spot ganharam impulso na semana anterior
Milho/Cepea: Apesar de colheita adiantada, comercialização é lenta
Dólar e prêmios ajudam e milho fecha semana positiva acumulando altas de até 1,5% na B3