Nordeste Brasileiro não receberá o Milho da Bahia

Publicado em 11/04/2014 08:12

No dia 13 de março 2014, o Ministério da Agricultura publicou a Portaria Interministerial nº 222 que determinava a disponibilização dos estoques governamentais reguladores de Milho para oferta ao mercado interno. Como o principal destino do Milho produzido no Oeste da Bahia é o Nordeste, a Aiba solicitou ao Ministério a exclusão deste destino dos leilões.

A ação realizada pela Aiba tinha o objetivo de garantir fluência na comercialização do Milho produzido na Bahia, mas, na última terça-feira (08.04), o Ministério da Agricultura lançou um edital contemplando a comercialização de 25 mil toneladas do produto, com origem do Mato Grosso, para atender à todo o país, inclusive o mercado nordestino.

“ Nós nos antecipamos aos fatos, mas não fomos atendidos. Esta ação do Ministério prejudicará diretamente a comercialização do Milho produzido em regiões com o Oeste da Bahia e o Piauí”, disse Júlio Cézar Busato, presidente da Aiba.

Na safra 2013/14, o Oeste da Bahia deverá produzir cerca de 2,3 milhões de toneladas, quantidade esta que, em sua maioria, terá que ser exportada diante de tal medida do Ministério. Além da limitação do mercado interno, o agricultor baiano passará a enfrentar as barreiras logísticas de exportação, para escoar sua produção.

Tags:

Fonte: AIBA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do milho para 2025 são os melhores em 2 anos para vendas antecipadas
Chegada das chuvas aumenta a incidência da cigarrinha-da-pastagem
Demanda forte mantém milho com altas em Chicago nesta sexta-feira
USDA informa nova venda de milho à Colômbia nesta 6ª (20)
Futuros do milho abrem a 6ªfeira com altas em Chicago ainda sustentadas por boa demanda de grãos dos EUA
Radar Investimentos: Mercado de milho no Brasil apresenta um cenário misto
undefined