Plano ABC terá recursos do Fundo Clima

Publicado em 17/11/2011 11:55
Ministério do Meio Ambiente aprova verba para divulgação do Plano de Agricultura de Baixo Carbono (ABC)
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento assinou termo de cooperação com o Fundo Nacional Sobre Mudança do Clima para aumentar a capacitação e divulgação do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC). O orçamento liberado, no valor de R$ 484,7 mil, será destinado à elaboração de material técnico e de divulgação para apoio a produtores rurais e técnicos agropecuários.

O projeto foi desenvolvido para auxiliar a superar a falta de informações sobre as práticas de agricultura sustentável. Para os idealizadores, a multiplicação da informação é uma maneira de desenvolver competências e disseminar conhecimento tecnológico. Com mais produtores e técnicos capacitados, torna-se mais viável o cumprimento dos princípios da Política Nacional de Mudanças Climáticas e o estabelecimento de uma agricultura de baixa emissão de carbono.

Com o recurso liberado será preparado material de divulgação e capacitação nas tecnologias do Plano ABC, como Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, Sistema de Plantio Direto, Fixação Biológica de Nitrogênio, Florestas Plantadas e Tratamento de Dejetos Animais. A disponibilização do recurso foi possível devido ao apoio do Ministério do Meio Ambiente, responsável pela gestão Plano Clima.

Saiba Mais

O Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima) constitui um dos principais instrumentos de promoção e financiamento de atividades relacionadas à Política Nacional sobre Mudança do Clima. O Fundo tem por finalidade assegurar recursos para apoio a projetos ou estudos e financiamento de empreendimentos que visem à mitigação da mudança do clima e à adaptação à mudança do clima e aos seus efeitos. Os recursos do Fundo Clima são operacionalizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Setor agrícola pode contribuir para o mercado de ativos ambientais, dizem debatedores
Expocacer é a primeira cooperativa de café do Brasil a conquistar o Selo Ouro de inventário de carbono
Marco Legal do Hidrogênio é importante para destravar investimentos, mas precisará ser aperfeiçoado pela ANP, diz especialista
Ibracon promove ESG Double Week entre 26/08 e 05/09
Câmara aprova Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono
Mercado voluntário de carbono no Brasil foi 10 vezes menor no ano passado ante 2021, segundo Observatório de Bioeconomia da FGV