Folha insiste em dizer que relatório Aldo Rebelo libera ocupação em áreas de morros

Publicado em 20/01/2011 09:08 e atualizado em 20/01/2011 15:57
Ministério do Meio Ambiente prepara texto alternativo que minimiza riscos de tragédias nas áreas urbanas
Uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo desta quinta-feira novamente afirma que caso tivessem sido aprovadas, as medidas propostas pelo deputado Aldo Rebelo para a alteração do Código Florestal poderiam ter agravado a questão da tragédia com as chuvas no Rio de Janeiro.

A matéria insiste em dizer que as medidas estabelecem regras para a ocupação das áreas de preservação dentro das cidades, o que já foi desmentido por Rebelo ontem, por meio de uma detalhada carta enviada à imprensa.

O jornal diz ainda que o Ministério Público Federal entrará com ação de inconstitucionalidade caso a revisão do Código Florestal for aprovada.

Veja a matéria completa clicando no link abaixo:

Ministra quer mudar Código Florestal

Além das mudanças a cerca do Código Florestal, o vice-presidente Michel Temer falou ainda em mudança na lei de uso do solo. Temer afirmou que o objetivo do governo é fazer um "impedimento muito radical" de ocupações em morros.

A presidente Dilma Rousseff delegou ao vice e ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a tarefa de coordenar esses esforços.

Desde 2001, uma lei federal criou mecanismos de combate a especulação imobiliária e estímulo à construção em áreas seguras. No caso das ocupações de áreas de preservação, a legislação remete ao Código Florestal.

O Ministério Público Federal alertou que, se a revisão do código for aprovada, entrará com ação de inconstitucionalidade. A procuradora Sandra Cureau diz que já vinha tentando sensibilizar o relator Aldo Rebelo (PC do B-SP) para fazê-lo "entender que liberar essas áreas gera riscos enormes à segurança", mas não obteve sucesso.

Veja a notícia completa:

Temer também fala em mudar lei do solo

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Setor agrícola pode contribuir para o mercado de ativos ambientais, dizem debatedores
Expocacer é a primeira cooperativa de café do Brasil a conquistar o Selo Ouro de inventário de carbono
Marco Legal do Hidrogênio é importante para destravar investimentos, mas precisará ser aperfeiçoado pela ANP, diz especialista
Ibracon promove ESG Double Week entre 26/08 e 05/09
Câmara aprova Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono
Mercado voluntário de carbono no Brasil foi 10 vezes menor no ano passado ante 2021, segundo Observatório de Bioeconomia da FGV