Ibracon promove ESG Double Week entre 26/08 e 05/09

Publicado em 15/08/2024 11:54
On-line e gratuito, evento discutirá temas da agenda de Sustentabilidade e ESG

Programada para o período de 26 de agosto a 5 de setembro, a ESG Double Week é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Sustentabilidade e ESG do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil. Esta será a segunda edição do evento, que pode ser acessado gratuitamente e acontecerá no formato on-line.

“Nosso objetivo é aprofundar o debate da agenda de Sustentabilidade e ESG a fim de colaborar para a jornada de protagonismo que o Brasil assumiu, dando o exemplo para o mundo como o primeiro país a adotar oficialmente as normas de divulgação de sustentabilidade e fatores climáticos, além de colocar os contadores no papel central da preparação dos relatórios de sustentabilidade e do processo de asseguração. Também pretendemos estimular que os profissionais das diversas áreas envolvidas na divulgação da sustentabilidade das empresas, cada um com seu papel e responsabilidade, sejam agentes de mudanças positivas para o mercado de capitais e a sociedade”, assinala Reinaldo Oliari, coordenador do GT Sustentabilidade e ESG do Ibracon.

Para tanto, serão debatidos temas como: as expectativas dos reguladores em torno da agenda de sustentabilidade, os projetos de lei e políticas públicas de sustentabilidade e mercado de carbono, além de apresentar como as divulgações de sustentabilidade serão um diferencial para o mercado de capitais e de que maneira podem afetar a governança das empresas, entre outros.

Os painéis acontecerão no período da manhã, das 9 às 11 horas, sempre com duas horas de duração. Ao todo, serão 18 horas de programação, nove webinars e mais de 30 painelistas que são referência nos temas, com destaque para a participação internacional de Verity Chegar, membro do board do ISSB (International Sustainability Standards Board), entidade que desenvolve a base global das normas de divulgações financeiras relacionadas à sustentabilidade.

Além dos especialistas do Ibracon, também participarão como painelistas representantes de empresas e entidades como: Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca); Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec); Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); Banco Central do Brasil; Banco Itaú; Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Conselho Federal de Contabilidade (CFC); Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); Lojas Renner, Mattos Filho; Ministério da Fazenda; e Vale.

ESG Double Week

Local: on-line

Data: 26/08 a 05/09

Horário: das 9 às 11 horas

Inscrições no site

Programação

26/08 (8h30 às 9h) – Abertura com as participações de Sebastian Soares, presidente do Ibracon; Aécio Prado Dantas, presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); e Alexandre Pinheiro dos Santos, superintendente geral da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

26/08 – Painel 1 (9h às 11h) – Expectativas dos reguladores em torno da agenda de sustentabilidade. Painelistas: Eduardo Flores, coordenador Técnico do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS); Ana Tercia Rodrigues, vicepresidente Técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); Uverlan Rodrigues Primo, chefe adjunto do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central do Brasil; e Fernando Constantino, analista na Gerência de Normas Contábeis da CVM.

27/08 – Painel 2 (9h às 11h) – Frameworks de sustentabilidade e sinergia com as novas normas do ISSB (IFRS S1 e S2). Painelistas: Reinaldo Oliari e Viviene Bauer, respectivamente coordenador e membro do GT Sustentabilidade e ESG do Ibracon.

28/08 – Painel 3 (9h às 11h) – CBPS 1 (IFRS S1) – Principais requerimentos de divulgação de sustentabilidade: O que precisa ser divulgado e de que forma? Painelistas: Clayton Codo e Renati Suzuki, membros do GT Sustentabilidade e ESG do Ibracon, e Alexsandro Tavares, gerente sênior de Contabilidade das Lojas Renner.

29/08 – Painel 4 (9h às 11h) – CBPS 2 (IFRS S2) – Principais requerimentos de divulgação de fatores climáticos: O que precisa ser divulgado e de que forma? Painelistas: Leonardo Costa, Maikon Castilho e Vanessa Matos, membros do GT Sustentabilidade e ESG do Ibracon.

30/08 – Painel 5 (9h às 11h) – Projetos de lei e políticas públicas de sustentabilidade. Como o Brasil poderá endereçar uma agenda genuína e com propósito. Painelistas: Maria Clara Troncoso, diretora na Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda; Fernando Rieche, coordenador-geral de Reformas Microeconômicas na Ministério da Fazenda; Antonio Augusto Rebello Reis, sócio do Mattos Filho Advogados; Leandro Ardito, membro da Comissão Nacional de Normas Técnicas (CNNT) do Ibracon; e Rodrigo Rosa, assessor sênior do presidente do Senado Federal.

02/09 – Painel 6 (9h às 11h) – Como as divulgações de sustentabilidade serão um diferencial para o mercado de capitais brasileiro. Painelistas: Fabio Coelho, presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec); Carlos Takahashi, diretor da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); César Sanches, head de Sustentabilidade da B3; e Diego Barradas, coordenador do GT Capital Markets do Ibracon.

03/09 Painel 7 (9h às 11h) – Contexto internacional de adoção das normas de sustentabilidade. O que está por vir? Painelistas: Verity Chegar, membro do board do ISSB (International Sustainability Standards Board); Tadeu Cendón, membro do board do International Accounting Standards Board (IASB); Zulmir Breda, coordenador de Operações do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS); e Reinaldo Oliari, coordenador do GT Sustentabilidade e ESG do Ibracon.

04/09 – Painel 8 (9h às 11h) – Como as divulgações de sustentabilidade atuais afetam a governança das empresas e qual a expectativa com relação às novas normas. Painelistas: Alexandre Carboni Machado, membro do GT Sustentabilidade e ESG do Ibracon; Leandro Almeida, coordenador da Comissão de ESG da Abrasca; José Victor Sousa, Head de Relatórios Financeiros e Controles Internos da Vale; Valéria Café, diretora geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); e Virginia Nicolau Gonçalves, gerente de reporte ESG em RI do Banco Itaú. 05/09 – Painel 9 (9h às 11h) – Processo de asseguração dos relatórios de sustentabilidade: O impacto para preparadores e auditores independentes. Painelistas: André Cabral e Mauricio Colombari, membros do GT Sustentabilidade e ESG do Ibracon; e Amaro Gomes, membro de Comitês de Auditoria.

Fonte: Assessoria de Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Setor agrícola pode contribuir para o mercado de ativos ambientais, dizem debatedores
Expocacer é a primeira cooperativa de café do Brasil a conquistar o Selo Ouro de inventário de carbono
Marco Legal do Hidrogênio é importante para destravar investimentos, mas precisará ser aperfeiçoado pela ANP, diz especialista
Ibracon promove ESG Double Week entre 26/08 e 05/09
Câmara aprova Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono
Mercado voluntário de carbono no Brasil foi 10 vezes menor no ano passado ante 2021, segundo Observatório de Bioeconomia da FGV