Fazendeiros alegam que nunca foram notificados para deixar área de parque no MT

Publicado em 08/12/2016 06:45

Proprietários de fazendas localizadas no Parque Estadual Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá, alegaram durante reunião com governo do estado que nunca foram notificados para deixar a área. Os donos de 51 fazendas que ficam dentro do parque tiveram R$ 950 milhões em bens bloqueados pela Justiça para ressarcir os danos ambientais causados pelo desmatamento a pedido do Ministério Público (MP).

Em nota, o governo afirmou que deve conduzir um diálogo com os pecuaristas para se chegar a um acordo.

Durante o encontro, os pecuaristas afirmaram que foram pregos de surpresa com as decisões judiciais e alegaram que nunca foram notificados para deixar a área.

Zigomar Ferreira, um dos proprietários das fazendas, contou que é dono da propriedade desde a década de 70 e que obteve aval da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) para derrubar a mata.

“Fui um dos pioneiros na região. Comecei a derrubar a mata em 1975. Não tinha estrada, tudo era feito pelo rio”, afirmou. Ele alega que, à época, a área foi comprada do governo e o trâmite foi legal.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - MT.

Fonte: G1 - MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil tem condição singular para produzir hidrogênio verde, mostra estudo do CNPEM Brasil tem condição singular para produzir hidrogênio verde, mostra estudo do CNPEM
Obra em área ambiental causa polêmica em Belém às vésperas da COP30 Obra em área ambiental causa polêmica em Belém às vésperas da COP30
Desmatamento na Amazônia Legal tem queda de 64,26% em fevereiro
Mapa revoga artigo de portaria sobre requisitos para granjas avícolas e beneficiamento de ovos
Desmatamento na Colômbia aumentou 35% em 2024, diz ministra
Paraná registra queda de 73% no desmatamento da Mata Atlântica em 2024