Paraná retoma programa de conservação de água e solos

Publicado em 31/08/2016 08:23

O governo do Paraná vai formar 2 mil técnicos em todas as regiões do Paraná para retomar o seu famoso programa de conservação de solo. No fim dos anos de 1980 e começo dos 1990, o projeto ficou internacionalmente conhecido por ser um dos mais eficientes do planeta. Atualmente, no entanto, muitas das práticas que levaram ao reconhecimento foram deixadas de lado e a estimativa do governo é de que 30% das terras cultivadas no estado registrem algum tipo de erosão.

A cerimônia oficial de lançamento do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná, conduzido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), ocorreu nesta segunda-feira (29), em Curitiba. A iniciativa é desenvolvida pelo governo estadual em parceria com 15 entidades dos setores público e privado do agronegócio.

A proposta principal do programa é a retomada de sistemas que priorizam a conservação de solo, como o plantio direto e o plantio de nível. que foram abandonadas em muitas propriedades Entre as iniciativas apresentadas pelo programa estão a conscientização e a capacitação das tecnologias para produtores e técnicos. A interação entre órgãos públicos, sociedade e organizações civis também está no rol de atividades.

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Obra em área ambiental causa polêmica em Belém às vésperas da COP30 Obra em área ambiental causa polêmica em Belém às vésperas da COP30
Desmatamento na Amazônia Legal tem queda de 64,26% em fevereiro Desmatamento na Amazônia Legal tem queda de 64,26% em fevereiro
Mapa revoga artigo de portaria sobre requisitos para granjas avícolas e beneficiamento de ovos
Desmatamento na Colômbia aumentou 35% em 2024, diz ministra
Paraná registra queda de 73% no desmatamento da Mata Atlântica em 2024
SeloVerde atesta conformidade do agro mineiro para exportação à União Europeia