Agricultura familiar amplia vendas com ajuda de tecnologia
A revolução digital que a internet proporciona ao mercado ainda não atingiu o seu grande potencial de trazer inovação na economia e na sociedade. Contudo, esse cenário pode mudar no agronegócio, uma vez que a agricultura familiar está cada vez mais ciente da importância das plataformas digitais. Por meio de plataformas de vendas online, os pequenos produtores têm maior acesso a recursos para o desenvolvimento dos seus negócios.
O marketplace digital Agropad é uma das ferramentas que tem despertado o interesse dos agricultores familiares. A plataforma é um espaço virtual de comercialização de produtos agro. Lá, os pequenos produtores podem se cadastrar e vender diretamente para os consumidores, ampliando assim o leque de clientes. E para Agropad, quanto mais produtores estiverem cadastrados, melhor. “Com isso, garantimos uma ainda maior variedade de produtos para nossos clientes e contribuímos para o fortalecimento da agricultura familiar”, pontua Luciano Moraes, CEO da Agropad.
A plataforma possibilita que os produtores rurais vendam seus produtos pela internet de forma segura e ágil, sem atravessadores, ampliando assim o volume de clientes, a visibilidade e a rentabilidade. Com a Agropad, o produtor pode administrar estoque e lavoura, ter acesso a cotações diárias para precificar seu produto, receber vendas por meio do Cartão/Boleto, acessar a previsão do tempo dedicada para o campo, ter logística de entrega com multiveículos e ainda possuir taxas diferenciadas por porte do produtor. “A Agropad se adequa às demandas e exigências atuais do consumidor, e se adapta às necessidades de cada produtor”, afirma Moraes.
Para o CEO da Agropad, os produtores devem se familiarizar com inovações tecnológicas e canais de marketing digital para alavancar as vendas. “Com a crescente atualização do mundo, as operações de vendas são mais fáceis e eficientes, por isso é essencial que as empresas rurais façam a transição para o mundo digital”, frisa Luciano Moraes. Entretanto, é fundamental que se opte por marketplaces confiáveis, que conheçam bem as especificidades do agronegócio para realizar as entregas de forma segura. “Nós da Agropad temos uma equipe bem preparada, com o know-how do agro que nos permite um planejamento logístico adequado para a satisfação dos clientes e dos produtores”, diz.
Atualmente a plataforma conta com estrutura para atuar nos estados de São Paulo e Paraná, e tem mais de 300 produtores pré-cadastrados. Mas os planos são de expansão. “A expectativa é de que em 2021 a Agropad tenho mais de mil produtores cadastrados, propiciando um faturamento de R$ 2 milhões. Estamos otimistas de que com isso conseguiremos abranger novos territórios”, conclui Luciano Moraes.
Para mais informações, acesse: https://www.agropad.com.br/