Caterpillar tem resultado menor no trimestre com recuperação vacilante da economia global
A Caterpillar teve queda no resultado trimestral pressionada por queda de vendas de equipamentos em seus três principais segmentos de atuação, algo que reflete uma recuperação econômica global lenta e desigual.
A fabricante de equipamentos pesados teve lucro líquido de terceiro trimestre equivalente a 1,22 dólar por ação, queda de 54% em relação ao mesmo período do ano passado. Analistas esperavam, em média, resultado de 1,16 dólar por papel, segundo a Refinitiv.
O lucro foi apoiado por despesas tributárias menores do que o esperado no trimestre. A receita teve queda de 23% no período.
A Caterpillar, um termômetro da atividade econômica, tem enfrentado dificuldades geradas pela guerra comercial iniciada pelo governo de Donald Trump contra a China, além dos efeitos da pandemia de coronavírus.
O vice-presidente financeiro da Caterpillar, Andrew Bonfield, afirmou que embora os clientes ainda estejam receosos em fazerem grandes compras de equipamentos, uma recuperação econômica rápida na China e a melhora na atividade de construção residencial na América do Norte devem levantar as vendas no atual trimestre.
A China é um "ponto brilhante em nossas vendas", disse Bonfield à Reuters. Ele acrescentou que a segunda maior economia do mundo registrou um crescimento de 14% nas vendas de máquinas para construção na região Ásia-Pacífico no terceiro trimestre.
Apesar disso, no geral, a empresa espera que as vendas de equipamentos caiam no quarto trimestre sobre um ano antes. O ritmo do declínio, porém, deve ser moderado.