Kleffmann fará estudo inédito do mercado de agricultura de precisão
A Kleffmann, empresa líder no mercado brasileiro em informações estratégicas no agronegócio, realizará um levantamento inédito do mercado de agricultura de precisão (AP) para os principais cultivos e regiões produtoras do país. “Sabemos que o mercado de agricultura de precisão apresenta enorme potencial, porém, para aproveitar toda essa onda de crescimento, é necessário tomar decisões baseadas em informações advindas do produtor rural”, avalia Leonardo Antolini, gerente de vendas da Kleffmann no Brasil. O AMIS Agricultura de Precisão será o estudo mais completo já realizado no Brasil e poderá apoiar as empresas que atuam e se interessam por esse segmento. O lançamento oficial ocorrerá na Agrishow 2019, maior evento de tecnologia agrícola do Brasil.
“Em um cenário competitivo, é necessário entender a posição e o desempenho de cada uma das ferramentas, marcas e produtos”, diz Antolini. No Brasil desde 1997, a Kleffmann é pioneira e referência nos estudos de painel de insumos agrícolas com a solução AMIS (Agricultural Marketing Information System). Agora, além dos tradicionais estudos de insumos e máquinas agrícolas, a empresa passa a oferecer aos seus clientes o AMIS Agricultura de Precisão.
“Esse levantamento será uma nova fonte de informações para tomada de decisão sobre diversas tecnologias, como GPS, tecnologia de aplicação, taxa variável de insumos, drones e sensoriamento, entre outras ferramentas, tornando-se um insumo crucial para a elaboração das estratégias de curto e longo prazo das empresas fabricantes e interessadas neste segmento”, acrescenta Antolini. Com mais de 3 mil entrevistas presenciais com agricultores de diversos cultivos, a pesquisa oferecerá o market share das empresas por segmento, posicionamento de marca, adoção de agricultura de precisão, competição e acesso ao mercado, entre outras variáveis.
“Desde a introdução na década de 90, a agricultura de precisão vem se popularizando, novos players apareceram no mercado e, principalmente, novos produtos e serviços são desenvolvidos e oferecidos ao produtor em ritmo acelerado. Uma solução inovadora, lançada hoje, pode ficar ultrapassada em 2 ou 3 anos. Enxergar a tempo a tendência no mercado é fundamental para não perder oportunidades de negócio”, diz Antolini.
A pesquisa identificará quais tecnologias estão embarcadas em diversos segmentos de máquinas, como tratores, plantadeiras, pulverizadores e colheitadeiras. “Única e exclusiva no Brasil, a pesquisa poderá ajudar os fabricantes de máquinas, equipamentos e tecnologias de AP a oferecer soluções cada vez mais efetivas aos produtores rurais”, afirma Antolini. Além disso, haverá o cruzamento de informações sobre o uso de sementes, defensivos, máquinas, ferramentas de agricultura de precisão e perfil do produtor, possibilitando uma infinidade de insights para empresas de diversos segmentos.