Empresário diz que integração de portos marítimos e fluviais só interessa às empresas privadas
Quem lançou a ideia, em 2009, foi o ministro dos Portos, Pedro Brito. Ele defende a integração entre hidrovias e portos marítimos numa mesma pasta da estrutura do Governo Federal. A proposta, como vem divulgando PortoGente, tem gerado polêmica.
Nesta semana, quem falou ao site sobre o tema foi o presidente do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Armadores do Pará (Sindarpa), Luiz Ivan Janaú Barbosa.
Diferentemente da maioria dos entrevistados até o momento, ele não gostou da proposta de integração entre os portos, administrados pela Secretaria Especial de Portos (SEP), e as principais hidrovias nacionais, hoje comandadas pelo Ministério dos Transportes.
“Em minha opinião não seria bom os dois serem comandados pela SEP. Só seria bom para as empresas privadas. Na prática, hoje não há integração alguma com os outros modais e se houvesse a gente perderia ainda mais”.
O ministro Pedro Brito, por sua vez, chegou a dizer que “o Brasil é o único país no mundo que os portos marítimos não têm conectividade com o sistema fluvial, o que certamente traz ônus”. O ministro ainda completou: "O Brasil possui, hoje, 40 mil quilômetros de hidrovias, que precisam de portos fluviais".
Como se pode ver, essa discussão tem muito o que render ainda. E você, o que pensa sobre o tema? Deixe sua opinião e participe.