Os custos de transporte do Reno na Alemanha aumentam com a queda do nível do rio, mas há previsão de chuva

Publicado em 10/04/2025 12:58

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HAMBURGO, 10 de abril (Reuters) - Os custos de transporte de carga no rio Reno, na Alemanha, aumentaram esta semana, à medida que os níveis de água caíram ainda mais, obrigando os navios a navegar com menos da metade de sua capacidade, disseram traders de commodities na quinta-feira.

As entregas de carga ainda estavam sendo realizadas, com as cargas divididas entre mais navios, o que aumentava os custos para os armadores. Mas, finalmente, a previsão era de chuva para a próxima semana, o que poderia elevar o nível dos rios, disseram.

Os preços de um cargueiro petroleiro navegando de Roterdã para Karlsruhe subiram para cerca de 80 euros (US$ 88,58) a tonelada de carga, de 46 euros na semana passada e 34 euros no final de março, disseram traders.

A extrema falta de chuva em março e abril significa que a escassez de água está prejudicando a navegação em todo o rio ao sul de Duisburg e Colônia, incluindo o ponto de estrangulamento de Kaub, disseram comerciantes.

Em águas rasas, os operadores de embarcações impõem sobretaxas às tarifas de frete para compensar os navios que não navegam totalmente carregados, aumentando os custos para os armadores. As remessas precisam ser transportadas por vários navios em vez de um, o que também eleva os custos.

“Agora são necessários vários navios em vez de um para entregar as remessas, o que é mais caro, e os armadores cobram mais para compensar as cargas menores”, disse um comerciante de grãos. “Finalmente, a previsão é de chuva substancial para a próxima semana, mas teremos que ver quanta chuva realmente cairá.”

Prevê-se chuva repetida nas bacias hidrográficas do sul da Alemanha de sábado a quinta-feira.

O Ministério dos Transportes da Alemanha disse esta semana que o nível raso do Reno não foi considerado um evento de águas extremamente baixas e que espera que as chuvas de meados de abril tragam melhorias.

O Reno é uma importante rota de transporte de commodities, incluindo grãos, minerais, minérios, carvão e derivados de petróleo, como óleo para aquecimento. Empresas alemãs enfrentaram gargalos de fornecimento e problemas de produção no verão de 2022, após uma seca e uma onda de calor que causaram níveis de água anormalmente baixos no Reno.

 

Reportagem de Michael Hogan em Hamburgo, reportagem adicional de Rachel More em Berlim, edição de Bernadette Baum

Fonte: Reuters

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