Armazenagem: Soluções para problema crônico no BR é tema de Seminário Modelo Harvard para produtores brasileiros

Publicado em 14/11/2024 15:05 e atualizado em 14/11/2024 15:37
Discussões de alto nível sobre eficiência em armazenagem de grãos marcaram o evento

No último dia 8 de novembro, a Agrinvest promoveu o 1º Seminário de Estudo de Caso para os alunos do MBA Grain Merchandising Brazil, evento que seguiu o renomado modelo Harvard de análise de casos reais. Com foco em estratégias de eficiência e maximização de retorno financeiro na estrutura de armazenagem de grãos, o seminário trouxe um estudo de caso do Armazém Sítio Alvorada. A ocasião contou com a presença do produtor rural José Antônio de Souza Pine, proprietário do Sítio Alvorada, proporcionando aos participantes um debate interativo e enriquecedor.

José Neto, CEO da Agrinvest, e José Bassani, coordenador educacional da instituição, mediaram o encontro, que reuniu alunos presencialmente e online, via plataforma Zoom. O seminário proporcionou uma oportunidade única para os participantes explorarem soluções práticas e inovadoras para otimizar a operação de armazenagem de grãos, com o objetivo de aumentar a competitividade e a rentabilidade no setor agro.

Desafios e Soluções Propostas
O estudo de caso discutido destacou o papel fundamental da gestão financeira e operacional para o sucesso da armazenagem. A estrutura do Sítio Alvorada, localizada estrategicamente às margens da BR-373 em Imbituva, PR, possui ampla capacidade de recepção, classificação e armazenamento de grãos, o que possibilita comercializar os produtos em momentos mais vantajosos do mercado, beneficiando o produtor.

Os participantes discutiram tópicos como a otimização da estrutura de armazenagem ao longo dos 12 meses, estratégias de expansão e precificação de serviços, diferenciação no mercado e a conciliação entre armazenagem e comercialização direta. O Sítio Alvorada, que desde 1997 investe continuamente em sua infraestrutura, vem se destacando na comercialização de grãos com alta qualidade e soluções logísticas que beneficiam produtores da região.

Sobre o Sítio Alvorada
O Sítio Alvorada iniciou sua atividade de armazenagem para suprir a necessidade de escoamento da produção própria, ampliando com o tempo a capacidade de atender outros produtores. A localização estratégica e os investimentos constantes em melhorias — como a nova unidade secadora de feijão — tornam o Sítio Alvorada uma referência em armazenagem e comercialização de grãos no Paraná.

Impacto e Próximos Passos
Para os alunos do MBA, o evento trouxe uma experiência prática e enriquecedora, reforçando a importância da análise de casos reais para a formação de profissionais capacitados. Já o produtor José Antônio saiu do seminário com estratégias concretas para aplicação imediata, com o objetivo de aprimorar ainda mais os resultados de sua operação.

Sobre a Agrinvest
Fundada em 1987, a Agrinvest Commodities é uma corretora e consultoria brasileira que oferece soluções 360º para o agronegócio, intermediando mais de 11 milhões de toneladas de grãos por ano. Com quase quatro décadas de experiência, a empresa atua de forma integrada, oferecendo serviços em comercialização, consultoria estratégica, logística e capacitação, incluindo programas de MBA especializados. A Agrinvest visa fornecer soluções eficazes e adaptadas às necessidades do mercado, ajudando seus clientes a alcançar uma performance mais competitiva.
 

Fonte: Agrinvest Commodities

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço do frete por quilômetro volta a subir e fecha novembro em R$ 6,50, aponta Edenred Repom
Portos RS apresenta dados de movimentação de novembro
Bancada do agro garante regulamentação do trânsito de máquinas agrícolas em vias públicas
Governo do RS detalha investimento de R$ 731 milhões em infraestrutura para navegação
Rio Mosela na Alemanha reabrirá parcialmente para embarque, viagens limitadas
Autoridades tentam reabrir o rio Mosela na Alemanha para o transporte marítimo
undefined