Atrasos na ferrovia EUA-México atingem o setor agrícola antes de possível greve nos portos

Publicado em 30/09/2024 07:53

CHICAGO (Reuters) - Atrasos ferroviários estão interrompendo o comércio de exportação entre os Estados Unidos e o México e prejudicando as cadeias de suprimentos agrícolas à medida que a colheita de outono avança, disseram grupos agrícolas na sexta-feira.

Uma possível greve nos portos do Leste e da Costa do Golfo que poderia começar na terça-feira agravaria os problemas, disseram quase 200 grupos agrícolas em uma carta enviada à Casa Branca na sexta-feira.

Embora o México seja o principal mercado de exportação de milho dos EUA, também tem sido um importante mercado de saída neste ano para exportadores agrícolas que buscam compensar a lentidão nas compras da China, um dos principais compradores de commodities.

As importações de produtos agrícolas dos EUA pelo México aumentaram 27% nos primeiros sete meses de 2024 em relação ao ano anterior, mostraram dados do governo. Mas a capacidade ferroviária não consegue acompanhar a demanda, disse o presidente da National Grain and Feed Association, Mike Seyfert.

Corporação União do Pacífico (UNP.N), abre uma nova abae a BNSF Railway (BRKa.N), de propriedade da Berkshire Hathaway, abre uma nova abapararam de emitir licenças para trens de transporte de grãos para o México devido ao congestionamento e ao crescente acúmulo de trens carregados, de acordo com o site da Union Pacific, abre uma nova abae o Departamento de Agricultura dos EUA, abre uma nova lacuna.

A Ferromex, ferrovia mexicana que faz intercâmbio com a BNSF e a Union Pacific, também embargou autorizações para trens de grãos nas travessias de fronteira em Eagle Pass e El Paso, Texas, informou o USDA.

A Union Pacific disse que está trabalhando para facilitar travessias mais suaves e reduzir o congestionamento na fronteira. A BNSF e a Ferromex não puderam ser contatadas para comentar.

A situação deixou alguns vendedores de grãos lutando para encontrar novos compradores para suas safras e tendo dificuldades para trazer vagões vazios do México para embarques, disse Seyfert.

"Quando você está tentando abrir espaço para o que está previsto ser uma grande safra de milho e uma grande safra de soja, a última coisa que você precisa é tentar encontrar novos negócios se não puder entregar ao seu cliente", disse Seyfert.


Reportagem de PJ Huffstutter em Chicago; Edição de Cynthia Osterman

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