Movimentação do Porto de São Francisco cresce 16% nos primeiros cinco meses de 2024

Publicado em 12/06/2024 07:22

Nos primeiros cinco meses de 2024, a movimentação de mercadorias no Porto de São Francisco do Sul alcançou 7,3 milhões de toneladas. O número representa um aumentou de 16%, com relação ao mesmo período do ano passado (6,3 milhões de toneladas), sendo o quinto mês seguido de crescimento no volume de cargas.

Somente no mês de maio, o maior porto de Santa Catarina movimentou 1,4 milhão de toneladas, 200 mil toneladas a mais que no mesmo mês de 2023, quando 1,2 milhão passaram pelo terminal, equivalente a um aumento de 13%. 

O balanço divulgado esta semana pela autoridade portuária mostra que a exportação chegou a 790 mil toneladas, impulsionada principalmente pelo embarque de soja (750 mil toneladas), seguido pelo embarque de madeiras para os Estados Unidos (18 mil toneladas).

A chegada de mercadorias a São Francisco, em maio, somou 607 mil toneladas: os produtos metalúrgicos, como bobinas e chapas de aço, atingiram 375 mil toneladas. Já os fertilizantes vindos do exterior alcançaram 166 mil toneladas no mês, sendo a principal carga importada.

O presidente do Porto, Cleverton Vieira, comemorou o quinto mês seguido de crescimento em 2024.  “Os números mostram que São Francisco está se consolidando como um importante corredor para movimentação das cargas catarinenses e também de outros estados”, disse.

“Juntamente com os demais terminais da Baía da Babitonga, o Complexo Portuário mostra seu diferencial competitivo, aliando condição logística diferenciada, eficiência e sustentabilidade”.

Fonte: Governo de SC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

4% a mais: exportações dos portos do Paraná batem 16,8 milhões de toneladas em 2024
BNDES aprova R$160 mi para financiar empresa de transporte hidroviário de grãos
Preço médio do frete por quilômetro rodado registra leve alta em maio ante abril, mas mantém tendência de estabilidade, aponta Edenred Repom
Boletim Logístico: Avanço da colheita de milho e da comercialização da soja influenciam em preços de fretes
Em 4 anos, rotas de integração vão ligar Brasil à Ásia, prevê Tebet