Movimentação do Porto de São Francisco cresce 16% nos primeiros cinco meses de 2024

Publicado em 12/06/2024 07:22

Nos primeiros cinco meses de 2024, a movimentação de mercadorias no Porto de São Francisco do Sul alcançou 7,3 milhões de toneladas. O número representa um aumentou de 16%, com relação ao mesmo período do ano passado (6,3 milhões de toneladas), sendo o quinto mês seguido de crescimento no volume de cargas.

Somente no mês de maio, o maior porto de Santa Catarina movimentou 1,4 milhão de toneladas, 200 mil toneladas a mais que no mesmo mês de 2023, quando 1,2 milhão passaram pelo terminal, equivalente a um aumento de 13%. 

O balanço divulgado esta semana pela autoridade portuária mostra que a exportação chegou a 790 mil toneladas, impulsionada principalmente pelo embarque de soja (750 mil toneladas), seguido pelo embarque de madeiras para os Estados Unidos (18 mil toneladas).

A chegada de mercadorias a São Francisco, em maio, somou 607 mil toneladas: os produtos metalúrgicos, como bobinas e chapas de aço, atingiram 375 mil toneladas. Já os fertilizantes vindos do exterior alcançaram 166 mil toneladas no mês, sendo a principal carga importada.

O presidente do Porto, Cleverton Vieira, comemorou o quinto mês seguido de crescimento em 2024.  “Os números mostram que São Francisco está se consolidando como um importante corredor para movimentação das cargas catarinenses e também de outros estados”, disse.

“Juntamente com os demais terminais da Baía da Babitonga, o Complexo Portuário mostra seu diferencial competitivo, aliando condição logística diferenciada, eficiência e sustentabilidade”.

Fonte: Governo de SC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rota dos Sertões: ANTT aprova audiência pública para tratar da concessão de trecho estratégico da BR-116 e da BR-324
Armazenagem: Soluções para problema crônico no BR é tema de Seminário Modelo Harvard para produtores brasileiros
Preço do frete por quilômetro cai pela primeira vez desde maio e fecha outubro em R$ 6,40, aponta Edenred Repom
Taxa de juros Selic: especialistas comentam expectativa para decisão do Copom
Fechamento dos portos da costa oeste do Canadá entra no segundo dia
VLI planeja investir R$10,5 bi no Corredor Sudeste e indica alta de 80% no volume em 30 anos
undefined