Transporte de cargas na Ferrovia Norte-Sul cresce 7% no primeiro semestre de 2022

Publicado em 30/08/2022 12:59
Lucro líquido das operações da VLI no trecho teve aumento de 49%, alcançando R$ 278 milhões

Reconhecido como um dos mais importantes corredores para escoamento da produção do agronegócio brasileiro em direção aos portos do sistema norte, o tramo norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS), controlado pela VLI – companhia que opera portos, ferrovias e terminais – registrou aumento no volume de cargas transportadas no primeiro semestre de 2022. A companhia movimentou 6,6 milhões de toneladas, crescimento de 7% na comparação com o mesmo ciclo em 2021. No período, as operações da VLI na FNS geraram lucro líquido de R$ 278 milhões, ante R$ 186,1 milhões registrados no primeiro semestre do último ano – um aumento de 49%. Os números excluem as movimentações da companhia na Estrada de Ferro Carajás, na qual a VLI opera por direito de passagem para acesso ao sistema portuário do Maranhão.

Soja, milho e celulose estão entre os principais produtos transportados. Os volumes são captados nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Mato Grosso e a carga é escoada para portos do sistema norte, a exemplo do Terminal Portuário de São Luís, no Maranhão. Combustíveis, farelo de soja e biodiesel são ativos que completam o mix de fluxos movimentados pela FNS que abastecem o mercado mundial.

Apenas no último ano, a VLI investiu mais de R$ 900 milhões na FNS, possibilitando a manutenção da malha ferroviária e do material rodante, a fim de garantir a eficiência para o transporte de carga dos clientes instalados na região.  

Fonte: VLI

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rota dos Sertões: ANTT aprova audiência pública para tratar da concessão de trecho estratégico da BR-116 e da BR-324
Armazenagem: Soluções para problema crônico no BR é tema de Seminário Modelo Harvard para produtores brasileiros
Preço do frete por quilômetro cai pela primeira vez desde maio e fecha outubro em R$ 6,40, aponta Edenred Repom
Taxa de juros Selic: especialistas comentam expectativa para decisão do Copom
Fechamento dos portos da costa oeste do Canadá entra no segundo dia
VLI planeja investir R$10,5 bi no Corredor Sudeste e indica alta de 80% no volume em 30 anos
undefined