Com chuva, trânsito entre a BR-163 e BR-230 segue intenso, com muita movimentação e carretas paradas

Publicado em 16/02/2021 11:00 e atualizado em 16/02/2021 15:02

Apesar do fluxo ter sido restabelecido durante a segunda-feira (15), o trânsito no entrocamento entre a BR-163 e BR-230 (também conhecida como Transamazônica) segue intenso. Segundo relatos enviados ao Notícias Agrícolas, chove muito na região, o que agrava ainda mais o tráfego de veículos. De acordo com uma funcionária do Posto Mirian, localizado exatamente no entrocamento entre as duas rodovias, o "trânsito continua com muita movimentação e carretas paradas em posto e triagem na BR", afirma. 


Desde a semana passada uma fila de mais de 10 mil caminhões se formou na proximidade de uma estação de transbordo no Rio Tapajós. Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o secretário de Agricultura de Itaituba (PA), Emanoel do Livramento Pires Júnior, afirmou que após dias de paralisação, uma ação da Polícia Militar ajudou a reastebelecer o fluxo, reconhecendo ainda que o fluxo seguia muito intenso na rodovia. 

Em relação ao volume expressivo de chuva, a tendência é de instabilidade nesta terça-feira e também nos próximos dias. Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas avançam com intensidade para a região e os acumulados podem ultrapassar os 40mm. 

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, Fernando Pauli de Bastiani - Pesquisador da Esalq-LOG, comenta que parte do problema com o tráfego na região foi minimizado nos últimos dois anos, o que já seria uma resposta das obras de pavimentação da BR-163. 

"Isso até reflete negativamente nos valores de frete. Então para esse corredor específico, se a gente compara o valor do frete pré e pós pavimentação, a gente vê ganhos quase de 30% com custo do frete. De certa forma a gente teve esses problemas bastante minimizados nos últimos períodos, e a gente acredita que não deve ser um grande problema pra essa safra", afirma. 

*Com informações de Jhonatas Simião e Letícia Guimarães

Veja a entrevista completa aqui: Fretes já estão de 15% a 20% mais caros do que há um ano com avanço da colheita no Brasil
       

SAIBA MAIS: 
 

>> BR-163 e BR-230: Fluxo de caminhões é restabelecido para estação de transbordo no Tapajós, mas trânsito segue intenso


>>> Abiove não vê impacto nas exportações, apesar de trânsito intenso em via transportuária no Pará
 

 
Veja o vídeo enviado ao Notícias Agrícolas: 
 
 
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço do frete por quilômetro volta a subir e fecha novembro em R$ 6,50, aponta Edenred Repom
Portos RS apresenta dados de movimentação de novembro
Bancada do agro garante regulamentação do trânsito de máquinas agrícolas em vias públicas
Governo do RS detalha investimento de R$ 731 milhões em infraestrutura para navegação
Rio Mosela na Alemanha reabrirá parcialmente para embarque, viagens limitadas
Autoridades tentam reabrir o rio Mosela na Alemanha para o transporte marítimo
undefined