Governo Federal esclarece sobre fechamento de aeroportos, portos e fronteiras terrestres

Publicado em 23/03/2020 07:23
Não há, no momento, recomendação para fechar aeroportos; já no setor rodoviário, a única medida de suspensão é para o transporte internacional de passageiros

Diante das notícias sobre a suspensão de voos nacionais e internacionais oriundos de locais onde foram registrados casos de Coronavírus, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou nota ressaltando que a decisão sobre fechamento de aeroporto é de competência da União, e que não há, neste momento, nenhuma recomendação neste sentido.

A nota informa que, “a interdição de um aeroporto não é uma conduta indicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste momento e pode prejudicar de forma irresponsável o deslocamento de pessoas, profissionais de saúde, vacinas, órgãos para transplante e até insumos para medicamentos para os estados brasileiros”.

TRANSPORTE TERRESTRE – Já em relação ao fechamento de divisas entre Estados como medida de reação à pandemia do novo Coronavírus, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informa que o transporte interestadual de passageiros continua em operação, com exceção do transporte internacional.

“Pela contingência que o país está atravessando, a Agência flexibilizou a redução da frequência de horários, e suspendeu apenas o transporte internacional de passageiros, além de determinar que as empresas de transporte de passageiros façam o protocolo estabelecido de higienização dos veículos.

A competência para suspender a operação de transportes rodoviário de passageiros (ônibus) interestadual e internacional é exclusivamente da ANTT.

PORTOS – A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) também emitiu nota esclarecendo que permanecem em operação os portos públicos (inclusive os delegados), privados e demais instalações portuárias, assim como as atividades de transporte aquaviário interestadual e internacional. As empresas deverão atender às medidas de contenção da propagação do novo coronavírus (COVID-19), conforme orientações das autoridades sanitárias e do governo federal.
 

FERROVIAS - As concessionárias ferroviárias de carga associadas à ANTF também implementaram nos últimos dias ações de prevenção à disseminação do Covid-19. As medidas incluem o monitoramento por equipes médicas, 24 horas por dia, 7 dias por semana, de funcionários com atividade presencial em áreas administrativas e operacionais, além de higienização de locomotivas. O objetivo é manter, sem interrupções, em curso normal e com total segurança, as operações das ferrovias, de modo a evitar o desabastecimento de produtos ou até mesmo um colapso logístico no país.

Fonte: Ministério da Infraestrutura

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Porto de Santos atinge a maior marca entre os meses de outubro e projeta maior marca anual de sua história em 2024
Rota dos Sertões: ANTT aprova audiência pública para tratar da concessão de trecho estratégico da BR-116 e da BR-324
Armazenagem: Soluções para problema crônico no BR é tema de Seminário Modelo Harvard para produtores brasileiros
Preço do frete por quilômetro cai pela primeira vez desde maio e fecha outubro em R$ 6,40, aponta Edenred Repom
Taxa de juros Selic: especialistas comentam expectativa para decisão do Copom
Fechamento dos portos da costa oeste do Canadá entra no segundo dia
undefined