Decreto com regras para incentivar investimentos privados em portos deve ser assinado na 4ª

Publicado em 10/05/2017 07:07

Por Leonardo Goy

BRASÍLIA (Reuters) - O governo federal vai ampliar o prazo para concessões e arrendamentos de instalações portuárias e facilitar a autorização de expansões de arrendamentos por meio de decreto que está pronto para ser assinado pelo presidente Michel Temer, disseram à Reuters duas fontes do governo que acompanham o assunto.

Essas mudanças na legislação do setor fazem parte de decreto que vem sendo estudado há meses pelo governo federal com o objetivo de incentivar investimentos privados no setor e que deve ser assinado na quarta-feira.

Segundo as duas fontes, o decreto não somente amplia de 25 para 35 anos o prazo dos contratos, como aumenta também o prazo de possíveis prorrogações.

A regra em vigor hoje permite uma única prorrogação, de no máximo mais 25 anos. O novo decreto permite a realização de mais de uma prorrogação, desde que respeitado o limite máximo de 70 anos para todo o contrato, incluindo o prazo original e as renovações, confirmando reportagem da Reuters publicada em 5 de maio.

Essa ampliação do prazo tem como objetivo assegurar a amortização e remuneração dos investimentos.

Outra medida amplia as situações em que a União pode autorizar a expansão de um arrendamento para uma área vizinha dentro do porto.

Pelas regras atuais, fixadas em decreto de 2013, essa expansão só pode ser autorizada “quando comprovada a inviabilidade técnica, operacional ou econômica de realização de licitação de novo arrendamento”.

O novo decreto autoriza esse tipo de expansão também quando ela comprovadamente gerar ganhos de eficiência para o porto.

Além disso, o governo poderá autorizar, mediante solicitação, a unificação de contratos de arrendamento de áreas vizinhas que estejam com a mesma empresa, quando isso também gerar eficiência.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

4% a mais: exportações dos portos do Paraná batem 16,8 milhões de toneladas em 2024
BNDES aprova R$160 mi para financiar empresa de transporte hidroviário de grãos
Preço médio do frete por quilômetro rodado registra leve alta em maio ante abril, mas mantém tendência de estabilidade, aponta Edenred Repom
Boletim Logístico: Avanço da colheita de milho e da comercialização da soja influenciam em preços de fretes
Em 4 anos, rotas de integração vão ligar Brasil à Ásia, prevê Tebet