Governo Temer avalia leilão de concessão intermodal com portos e ferrovia, diz ministro

Publicado em 28/06/2016 13:33

Por Leonardo Goy

BRASÍLIA (Reuters) - O governo estuda fazer um leilão intermodal na concessão de trechos da ferrovia Norte-Sul, incluindo no mesmo contrato as concessões dos portos de Barcarena (PA) e Itaqui (MA), disse nesta terça-feira o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella.

“O desenho não está pronto ainda, mas a ideia é fazer o primeiro leilão de concessão intermodal, com ferrovia e portos”, disse a jornalistas, após participar de evento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O ministro espera que até 8 de julho esteja concluída proposta do governo para reformular o modelo das concessões de logística. "São novas premissas nas concessões, em todos os modais de transportes", disse.

Entre as mudanças que podem ser aplicadas está, segundo o ministro, a criação de gatilhos para a realização de novos investimentos dentro das concessões, como por exemplo termos que estabelecem um nível específico de aumento da demanda a partir do qual ampliações sejam necessárias.

"A gente quer que o investimento siga a demanda do que for concedido", disse Quintella.

Outra mudança pode ser a ampliação do prazo entre o edital e leilão, que deve ser elevada para 90 dias, ante os 30 a 45 dias praticados hoje.

O ministro disse, porém, que a reformulação do modelo deve valer para os leilões futuros, e não para o primeiro lote de concessões de ativos de logística que deve ser lançado pelo governo no próximo mês. "Esse primeiro lote deve seguir a regra que está", disse.

O ministro espera realizar ainda este ano o leilão de concessão dos aeroportos de Salvador (BA), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS) e do trecho entre Goiás e Minas Gerais das rodovias BR-364 e BR-365.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

4% a mais: exportações dos portos do Paraná batem 16,8 milhões de toneladas em 2024
BNDES aprova R$160 mi para financiar empresa de transporte hidroviário de grãos
Preço médio do frete por quilômetro rodado registra leve alta em maio ante abril, mas mantém tendência de estabilidade, aponta Edenred Repom
Boletim Logístico: Avanço da colheita de milho e da comercialização da soja influenciam em preços de fretes
Em 4 anos, rotas de integração vão ligar Brasil à Ásia, prevê Tebet