Transportadores de grãos esperam reajuste de 10% no frete
Transportadores de grãos de todo o País estão em compasso de espera para a colheita de mais uma superssafra de soja. A última estimativa divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de que serão colhidas 196,7 milhões de toneladas de grãos nesta safra. Isso representa um crescimento de 5,2% em relação à anterior. O maior crescimento será na soja (10,8%), que representa quase metade da produção (90,3 milhões de toneladas), e cuja colheita é concentrada no início do ano.
Diante de números tão expressivos, os transportadores apostam num aumento de 10% no frete no pico da safra (fevereiro e março). É o caso de Santo Nicolau Bissoni, sócio diretor da Transportadora Botuverá, com sede em Rondonópolis (MT). “Eu acredito nisso. Em fevereiro teremos um frete 10% maior que o do ano passado”, afirma.
Por enquanto, com pouquíssimas toneladas de soja colhidas e todos os caminhões do País disputando os grãos de Mato Grosso, cuja colheita acontece primeiro, os fretes estão bem baixos. Segundo Bissoni, são R$ 180 a tonelada de Rondonópolis a Santos. A estimativa é que chegue a R$ 240, no pico da safra, no mesmo trajeto.
Leia a notícia na íntegra no site da Revista Carga Pesada.