Leite/Cepea: Preço ao produtor se mantém em alta em setembro

Publicado em 29/10/2024 14:46 e atualizado em 31/10/2024 06:50

Como esperado pelos agentes do setor, o preço do leite captado em setembro seguiu em alta. A pesquisa do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, mostra que, em setembro, a “Média Brasil” fechou a R$ 2,8657/litro, 3,3% acima da do mês anterior e 33,8% maior que a registrada em setembro/23, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IPCA de setembro). Apesar de o preço do leite pago ao produtor acumular avanço real de 36,4% desde o início de 2024, a média de janeiro a setembro deste ano (de R$ 2,58/litro) é 4,7% inferior à do mesmo período de 2023.

A valorização do leite cru em setembro se explica pela maior competição dos laticínios e cooperativas na compra de matéria-prima – num contexto em que a oferta vinha crescendo de forma lenta, devido ao clima mais seco (sobretudo no Sudeste e Centro-Oeste) e aos estoques de lácteos em volumes abaixo do normal.

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produtores de queijo de MT terão apoio da Assembleia Legislativa para participar de Mundial na França Produtores de queijo de MT terão apoio da Assembleia Legislativa para participar de Mundial na França
Emater Goiás realizam entregas do PAA Leite Emater Goiás realizam entregas do PAA Leite
Preço do leite pago ao produtor em janeiro teve a 3ª queda consecutiva
Produzir leite ficou mais caro em 2024
CNA discute impactos do acordo Mercosul-UE para o setor lácteo
Proleite: Governo de MS inicia programa para melhorar rebanho e aumentar produção de leite