Leite/Cepea: Como os Índices de Produção Afetam a Margem Líquida

Publicado em 24/10/2024 06:36

A cadeia produtiva do leite no Brasil é um dos pilares do setor agropecuário, sendo responsável por movimentar a economia em diversas regiões do País. Segundo dados do IBGE, em 2023 a produção nacional alcançou 35,37 bilhões de litros de leite, com presença em todos os estados brasileiros. A amplitude geográfica reflete a adaptação dos sistemas de produção frente às diferentes realidadesclimáticas e econômicas observadas no País.

A eficiência produtiva nas fazendas de leite é agente determinante para sua sustentabilidade econômica. A capacidade de aumento de produção com a utilização dos mesmos recursos depende da interação sinérgica de um conjunto de fatores. O emprego de inovações deve ser realizado de maneira coerente e planejada, para que de fato contribuam no aumento da eficiência e não apenas impactem no aumento dos custos de produção, sem o retorno de resultadosconcretos.

A análise de índices zootécnicos nas fazendas de leite é fundamental para a compreensão da rentabilidade da atividade, dada a influência direta que exercem na margem líquida do produtor. De forma a verificar a correlação entre os diferentes índices zootécnicos amostrados, como a produção diária por vaca, o número de vacas em lactação por hectare e a quantidade de leite produzida por unidade de área, e a margem líquida, analisou-se os dados de levantamentos realizados dentro do Projeto Campo Futuro, uma parceria entre o sistema CNA/Senar e o Cepea, das propriedades amostradas no último ciclo de levantamentos, entre 2021 e 2023, e seus resultados financeiros em agosto/24.

A captação de litros de leite por vaca possui relação direta com a margem líquida por hectare. Quanto maior for a produção individual das fêmeas, mais eficiente será a utilização dos recursos alimentares e genéticos, resultando em maior rentabilidade por hectare. Observa-se que o aumento de um litro de leite foi respondido por um aumento de R$ 705,38/hectare na margem líquida, considerando-se os resultados dos painéis avaliadoscomo um todo.

CONFIRA O RELATÓRIO COMPLETO ABAIXO: 

 

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sindilat: Setor lácteo trabalha por retomada da produção em 2025
Embrapa Gado de Leite: 2024 foi positivo para o setor lácteo brasileiro, após os desafios enfrentados em 2023
Leite/Cepea: Depois de subir ao longo de 2024, preço ao produtor deve encerrar ano em queda
Embrapa Gado de Leite: Custo de produção de leite cresce pelo sétimo mês seguido
Gadolando projeta avanços no setor em 2025 com entrada de lei em vigor
Sindilat apoia investigação de dumping no leite
undefined