Colorado intensifica resposta à gripe aviária e exige teste de leite

Publicado em 24/07/2024 11:16

CHICAGO, 23 de julho (Reuters) - O Colorado começou a exigir que as fazendas de laticínios testem os suprimentos de leite para gripe aviária toda semana, disse o veterinário do estado à Reuters na terça-feira (23), quando uma equipe federal chegou para ajudar a investigar um surto crescente em vacas que se espalhou para galinhas e pessoas.

A nova regra do Estado visa identificar fazendas adicionais que podem ser infectadas e espalhar a doença para outras fazendas leiteiras ou rebanhos de aves, depois que o maior grupo de casos humanos até o momento nos Estados Unidos ocorreu em uma fazenda do Colorado neste mês.

Infecções de gripe aviária associadas a vacas leiteiras exterminaram 3,1 milhões de galinhas poedeiras no Colorado nas últimas semanas, e trabalhadores avícolas também testaram positivo.

O Colorado confirmou infecções em 47 rebanhos leiteiros desde que o surto nos EUA em vacas começou no final de março, com cerca de 60% de seus casos detectados no mês passado, de acordo com dados dos EUA.

Nacionalmente, 13 estados relataram infecções em cerca de 168 rebanhos desde a primavera.

No Colorado, a perda de milhões de galinhas desencadeou a exigência de laticínios licenciados com vacas em lactação para testar os suprimentos de leite a granel semanalmente, disse a veterinária estadual Maggie Baldwin em uma entrevista. Cerca de 70% das galinhas poedeiras do estado foram eliminadas, de acordo com dados dos EUA.

"Nós realmente dissemos que o que estamos fazendo agora não é eficaz e que precisamos mudar de estratégia", disse Baldwin.

O Departamento de Agricultura dos EUA, desde o final de abril, exige testes para vacas lactantes que estão sendo enviadas através das fronteiras estaduais. A agência lançou mais tarde um programa voluntário para testar suprimentos de leite a granel .

Uma "equipe de ataque" epidemiológica do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) chegou ao Colorado esta semana para avaliar como o vírus pode estar se espalhando entre as fazendas de lá, disse Baldwin. Trabalhadores ou veículos podem transportar o vírus das fazendas.

Se os testes obrigatórios revelarem infecções adicionais, o Colorado pode tomar medidas adicionais para conter o vírus, disse Baldwin.

Seis trabalhadores rurais do Colorado testaram positivo para gripe aviária em julho após sacrificarem galinhas em uma granja de ovos infectada, disseram os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Mais de 150 trabalhadores foram expostos às aves infectadas, e 69 desenvolveram sintomas e foram testados, de acordo com o Departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente do Colorado.

O departamento de saúde pública do Colorado relatou um caso humano positivo presuntivo em uma granja avícola diferente do Colorado na sexta-feira.

Cerca de 350 pessoas estavam envolvidas no abate de galinhas naquela granja, onde 23 trabalhadores desenvolveram sintomas e foram testados, disse o departamento à Reuters. O CDC não confirmou o caso positivo presuntivo.

Os testes continuam em andamento, disse o departamento de saúde do Colorado na terça-feira.


Reportagem de Tom Polansek em Chicago e Leah Douglas em Washington; Edição de Bill Berkrot

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conseleite sinaliza leite projetado a R$ 2,4561 em novembro no RS
Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
undefined