"Minas Grita pelo Leite” alerta para o risco de desabastecimento e aumento de preço do leite nos supermercados

Publicado em 13/03/2024 14:08
Faemg reunirá produtores rurais e lideranças políticas no próximo dia 18 de março, no Expominas, em Belo Horizonte

Desabastecimento do mercado interno e aumento de preço do leite e seus derivados nas gôndolas dos supermercados. Estes são alguns dos problemas que a sociedade brasileira poderá enfrentar se não forem barradas as importações de leite em pó do Mercosul, especialmente da Argentina e do Uruguai. Para alertar a população e exigir do Governo Federal medidas concretas para salvaguardar os produtores rurais do país, a Faemg está liderando o movimento “Minas Grita pelo Leite”.

No próximo dia 18 de março, no Expominas, em Belo Horizonte, milhares de produtores, sindicatos rurais, cooperativas e lideranças políticas vão se unir pelo fim da concorrência desleal que está ameaçando a estabilidade do setor lácteo. Sem políticas públicas voltadas para os produtores do segmento, e com as altas importações, esses pecuaristas têm recebido cada vez menos pelo litro produzido e muitos têm optado por deixar a atividade.

Em 2023, a importação de leite em pó cresceu quase 70%, em comparação com 2022, o equivalente a 2,2 bilhões de litros. Somente em janeiro deste ano foram importados o equivalente a 206 milhões de litros, uma alta de quase 36% em relação ao mesmo período do ano passado. Em Minas Gerais, maior produtor do país, a pecuária leiteira está presente em 99% dos municípios, sendo a principal fonte de renda de 216,5 mil produtores rurais. Foram produzidos, somente em 2022, 9,4 bilhões de litros de leite no estado.

Serviço: Movimento Minas Grita pelo Leite

Quando: 18/3 – segunda-feira, às 10h

Onde: Arena Multiuso do Expominas (Av. Amazonas, 6.200)

Fonte: Faemg

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sindilat: Governo do RS anuncia medidas para atenuar perdas causadas pelas enchentes na cadeia leiteira
Colorado intensifica resposta à gripe aviária e exige teste de leite
Leite/Cepea: Boletim traz custos de produção para a pecuária de leite referente ao mês de junho
Leite/Cepea: a partir de julho, movimento de alta nos preços do leite ao produtor deve perder força e, até mesmo, se inverter
Inscrições abertas para seminário de pecuária de corte e leite no Planalto Norte de SC
Sistema FAEP/SENAR-PR entrega equipamentos ao IDR-PR para melhoria da cadeia do leite