Governo Federal publica decreto que fortalece a cadeia produtiva do leite no país

Publicado em 19/10/2023 07:48 e atualizado em 19/10/2023 08:43
Objetivo da medida é fomentar a produção de leite in natura e promover o desenvolvimento da cadeia produtiva local

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou, nesta quarta-feira (18), decreto que fortalece a cadeia produtiva do leite no Brasil. O texto, publicado ontem, em edição extra do Diário Oficial da União, altera o Decreto nº 8.533/2015, modificando as condições para a utilização dos créditos presumidos de PIS/Pasep e de Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) concedidos no âmbito do Programa Mais Leite Saudável do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O ato, que entra em vigor em 90 dias, tem por objetivo fomentar a produção de leite in natura e promover o desenvolvimento da cadeia produtiva leiteira do Brasil. A medida não ocasiona renúncia de receita tributária.

Por meio das redes sociais, o presidente afirmou que a medida ajuda os produtores de leite brasileiros. “Muitas famílias de agricultores familiares, no Brasil, que vivem da produção de leite in natura devem ser beneficiadas”, escreveu.

Para o ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro, a determinação e sensibilidade do presidente Lula com o Brasil e os brasileiros vai fortalecer a pecuária leiteira do país.

“Além dos benefícios tributários para a produção de lácteos a partir do nosso leite in natura, também contaremos com um Grupo de Trabalho dedicado às medidas estruturantes para o setor", comentou.

Fávaro destacou que a nova medida representa um trabalho conjunto de todo o governo com empenho do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); do Planejamento e Orçamento (MPO) e da Fazenda.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA e Federações discutem medidas de defesa comercial para o leite brasileiro
Leite/Cepea: Oferta aumenta mais que o esperado, e preço sobe apenas 1,3%
Em julho, valor de referência do leite é projetado em R$ 2,3859
PROGRAMA LEITE BOM SC: Governo do Estado inicia pagamento dos projetos do Financia Leite SC, decreto que dificulta importação está em vigor
Sindilat: Governo do RS anuncia medidas para atenuar perdas causadas pelas enchentes na cadeia leiteira
Colorado intensifica resposta à gripe aviária e exige teste de leite