Medidas do governo não contemplam produtos importados que causam queda do preço do leite, aponta associação

Publicado em 17/08/2023 09:20
Segundo a Gadolando, ítens como o leite em pó e o queijo muçarela, que impactam na remuneração ao produtor, não foram incluídos na lista

As medidas anunciadas pelo governo federal para tentar contornar a crise vivida pelos produtores de leite devem ser pouco efetivas no momento. A avaliação é da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando). Segundo a entidade, produtos que fazem o preço pago ao produtor de leite diminuir drasticamente ficaram de fora da lista anunciada.

O presidente da Gadolando, Marcos Tang, salienta que o grande problema vem da importação de produtos como leite em pó e queijo muçarela, que não foram contemplados nas medidas. "Entendemos o esforço de fazer e aumentar tarifas para impedir a entrada de produtos lácteos e ajudar, de alguma maneira, o produtor de leite nacional. Mas, queremos alertar que, uma vez que não se consegue mexer em leite em pó e queijo muçarela que são, especialmente o primeiro, os produtos que estão invadindo o nosso mercado em grande quantidade e inundando o Brasil e acabando com o preço ao produtor, estamos fazendo medidas com pouquíssimos efeitos. Lamentamos que estes produtos que são o forte da importação não estejam nesta lista contemplada pela ação", destaca.

Para o dirigente, se estes produtos citados estivessem na lista, realmente se teria um desafogo, mas essa medida atinge produtos que não impactam tanto no preço. "É alguma coisa, mas é muito pouco", observa.

Segundo a medida do Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), foi aprovado o aumento do Imposto de Importação de 12,8% para 18%, pelo período de um ano, para três produtos lácteos. Foram contemplados o óleo butírico de manteiga, utilizado como ingrediente em queijos processados, outros produtos lácteos, molhos e pães, queijos de pasta mofada (azul) e outros queijos que apresentem veios obtidos utilizando Penicillium roqueforti, e queijos com um teor de umidade igual ou superior a 46% e inferior a 55%, em peso - massa macia.

Além desses itens, o Gecex decidiu anular a decisão sobre a Tarifa Externa Comum (TEC) em 10%. A medida atinge produtos como iogurte, manteiga, queijo ralado e doce de leite.

Fonte: Gadolando

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Aumento da captação de leite, principalmente no Sul do país, interrompe movimento de alta no pagamento ao produtor
Gripe aviária infecta vacas leiteiras da Califórnia, ampliando surto nos EUA
Leite/Cepea: Oferta crescente interrompe movimento de alta no preço
FPA: Produtores de leite terão mais controle sobre os preços pagos por suas produções
Goiás: Inscrições para o PAA Leite são prorrogadas
Emater Goiás inicia entrega de sementes de milho para produtores de leite no estado