CNA debate projetos prioritários para a cadeia do leite

Publicado em 26/05/2023 11:25
Entidade participou de reunião com a Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite, na Câmara dos Deputados

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (25), de uma reunião com a diretoria da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL) para debater a análise e definição de projetos prioritários para a cadeia produtiva de lácteos.

Durante o encontro, na Câmara dos Deputados, a CNA defendeu a aprovação de projetos de lei estratégicos para o setor, como o PL 5925/2019, que desonera as rações e suplementos minerais para alimentação de bovinos da incidência do PIS/Pasep e da Cofins, para contribuir com a redução dos custos dos produtores.

Outro projeto de lei citado foi o 952/2019, que combate a importação desleal de leite, estabelecendo regras quanto ao prazo de validade mínima para o leite em pó importado.

“Nós somos favoráveis ao livre comércio, buscando abertura de mercados para os produtos brasileiros, mas é necessário disciplinar as importações de lácteos no Brasil e controlar possíveis oscilações predatórias de preço ao mercado nacional, como forma de garantir a segurança dos nossos produtores”, explicou o presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da CNA, Ronei Volpi.

Na reunião, a presidente da FPPL, deputada Ana Paula Leão (PP-MG), informou que se reuniu com alguns secretários do Ministério da Agricultura para discutir a necessidade de melhorias na aplicação de recursos do programa Mais Leite Saudável para garantir assistência técnica qualificada aos produtores.

Ana Paula também falou sobre o resultado do questionário desenvolvido pela FPPL para definir o perfil dos produtores de leite do país. Até o momento, a pesquisa conta com 220 participações.

Também participaram da reunião os deputados Rafael Pezente (MDB/SC) e Lula da Fonte (PP/PE) e representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e de outras entidades do setor leiteiro.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Aumento da captação de leite, principalmente no Sul do país, interrompe movimento de alta no pagamento ao produtor
Gripe aviária infecta vacas leiteiras da Califórnia, ampliando surto nos EUA
Leite/Cepea: Oferta crescente interrompe movimento de alta no preço
FPA: Produtores de leite terão mais controle sobre os preços pagos por suas produções
Goiás: Inscrições para o PAA Leite são prorrogadas
Emater Goiás inicia entrega de sementes de milho para produtores de leite no estado