Preços do lácteos caem e margem recua novamente

Publicado em 02/12/2021 18:27

Os preços dos lácteos no mercado atacadista seguiram em queda em novembro. No mercado Spot a tendência também foi de recuo. O crescimento sazonal da oferta de leite neste período, o maior estoque industrial e o fraco consumo acabou dificultando a sustentação nos preços. Na última semana do mês houve maior resistência nos preços. Os dados preliminares de captação de leite inspecionado mostraram um resultado bem abaixo do ano passado para o terceiro trimestre, queda de 5%, indicando que o aperto nas margens do produtor está afetando a produção. Esse ajuste negativo na oferta, por outro lado, tende a colocar um piso nas cotações.

Conseleites indicam queda de preços

Em novembro, o preço do leite ao produtor registrou nova queda, acumulando baixa de R$0,20/litro em relação a setembro. Para o pagamento de dezembro, os Conseleites indicaram recuo nas cotações. MG e PR caíram 3,6% e 5,9%, respectivamente. RS e SC ainda não divulgaram a resolução da última reunião, mas a tendência é de queda, em linha com atacado e Spot. 

 

 

 

Milho e soja desaceleram. Mercado de boi reage

A maior oferta de milho com a comercialização da safrinha exerceu pressão de baixa nas cotações do milho. No entanto, o retorno das exportações ao longo de novembro ajudou a colocar um piso no preço do cereal. No farelo de soja também houve queda de preços em função do avanço no plantio da safra 2021/22, que praticamente se encerrou no Centro Oeste e segue em ritmo bom em outras regiões. O mercado do boi voltou a reagir ao longo de novembro, com pouca oferta de animais para o abate. Bezerro também subiu, mas em ritmo inferior. No lado macroeconômico, o Real oscilou em torno de R$5,50 por dólar e as previsões de crescimento do PIB brasileiro tiveram leve queda.

Fonte: Embrapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios
undefined