Mercado lácteo perde força em julho, mas disponibilidade interna preocupa

Publicado em 05/08/2021 12:26

O mercado lácteo andou de lado no mês de julho, com enfraquecimento das vendas e maior dificuldade de repasses de preços. No atacado, o leite UHT e o leite em pó fracionado tiveram preços praticamente estáveis na comparação com junho. Já o queijo muçarela apresentou um pequeno recuo, de 3%. Com esse cenário de vendas mais fracas, o leite no mercado Spot acabou sofrendo um ajuste negativo nas cotações com queda de 10% na média de julho em relação ao mês anterior. Todavia, a ocorrência das geadas em julho, afetando as forragens, gerou uma maior preocupação sobre a disponibilidade interna atual de leite e sustentou as cotações na segunda quinzena do mês.

Conseleites projetam queda no preço ao produtor, após quatro altas seguidas

Em julho, o preço do leite ao produtor registrou a quarta alta consecutiva. Para o pagamento de agosto, os Conseleites projetam a reversão desta trajetória. Em Santa Catarina, a queda projetada foi de 2,1%, enquanto Rio Grande do Sul (-1,3%) e Paraná (-0,7%) projetaram quedas menores. A exceção ficou por conta de Minas Gerais que indicou certa estabilidade (+0,1%).

Milho volta a subir com novas perdas na safrinha

O clima frio e a ocorrência de geadas também refletiram nas cotações do milho no mercado interno. A safrinha, que já contabilizava perdas devido ao clima seco, acabou sendo afetada novamente pelo frio. Isso causou uma preocupação com o abastecimento do cereal e gerou nova valorização nas cotações. O mercado de farelo de soja andou praticamente de lado ao longo de julho. O mesmo ocorreu com o mercado de boi gordo, com vendas internas mais fracas. Já o bezerro, registrou pequena queda em função da maior oferta de animais para vendas, estimulada pela piora na condição das pastagens neste momento, também prejudicada pelas geadas na região Centro-Sul.

Fonte: Embrapa Gado de Leite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios
undefined