Apil: Superação foi a marca dos pequenos e médios laticínios gaúchos em 2020

Publicado em 16/12/2020 10:02

As pequenas e médias indústrias de laticínios do Rio Grande do Sul trabalharam com superação neste ano de 2020 em que o mundo enfrentou a pandemia de Covid-19. As normas sanitárias exigidas para evitar o contágio da doença mudaram a rotina dentro das plantas industriais da cadeia láctea. Porém, após o primeiro impacto com todas as mudanças advindas do distanciamento social, o setor aprendeu a conviver com a situação e ir em busca de soluções.

O presidente da Associação das Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios do Estado (Apil), Délcio Giacomini, afirma que foram impostos muitos desafios, mas o trabalho desenvolvido de forma inteligente, utilizando a tecnologia a seu favor, ajudou o setor a administrar os impasses e dificuldades. “Enfrentamentos questões de mercado com a mudança no hábito dos consumidores nos adaptando e nos reiventando”, salienta.

Conforme Giacomini, a Apil por meio de sua direção, associados e colaboradores, trabalhou intensamente com o objetivo de apoiar o setor. “A distância não nos separou mas, sim, fortaleceu os nossos laços através de reuniões virtuais semanais e mensais para tratar de temas importantes ligados à produção e industrialização do leite e seus derivados”, comenta o dirigente, lembrando também a participação em vários encontros junto a outras entidades do setor e o poder público estadual e federal.

Giacomini ressalta que apesar da estiagem que vem atingindo o Estado desde 2019 e prejudicando a produção, a expectativa para 2021 é de uma melhora no cenário, inclusive com a possibilidade da chegada de uma vacina contra a Covid-19 já no primeiro trimestre do ano. “Cada laticínio tem a sua região de abrangência, por isso, além das políticas públicas do Estado e da Federação, também são muito importantes as ações dos executivos municipais. Para 2021 temos muitos projetos a desenvolver e para que todos nós tenhamos sucesso é necessária a união de toda a sociedade. Este é um dos aprendizados que esta pandemia nos deixou”, conclui Giacomini.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Apil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário