V Encontro de Boas Práticas na Pecuária Leiteira é resultado da parceria entre pesquisa e extensão da Sec. de Agricultura de SP
O V Encontro de Boas Práticas na Pecuária Leiteira será realizado nos dias 9 e 10 de dezembro, tendo início, nos dois dias, às 17h, com uma hora de duração. O evento já é tradicional e aborda sempre temas relevantes da cadeia produtiva leiteira. No dia 9, quarta-feira, o pesquisador Luiz Carlos Roma Junior, do Instituto de Zootecnia (IZ/SAA) abordará a qualidade do leite com a palestra "10 dicas para a Qualidade do Leite" e no dia 10 de dezembro, o Me. Antonio Chaker Neto, coordenador do Instituto Inttegra, conversará sobre a gestão da cadeia leiteira com a palestra "Fatores decisivos ao êxito da atividade pecuária".
"O evento é promovido anualmente de forma presencial, pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS Regional Tupã e pelo Projeto Kamby - "De olho no leite", vinculado à Faculdade de Ciências e Engenharia da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus Tupã", coordenado pelos docentes da instituição, professores Priscilla Mac-Lean e Eduardo Satolo, conta o diretor da Regional, Rodrigo Lemes.
"A escolha do tema vem ao Encontro de uma exigência cada vez maior dos consumidores pela qualidade do leite e, pelo lado dos pecuaristas, maior competitividade da cadeia, o que demanda uma melhor gestão", afirma Lemes.
O pesquisador Luiz Carlos Roma Júnior é diretor do Centro de Pesquisa de Bovinos de Leite do Instituto de Zootecnia (IZ/SAA). Nas "10 dicas sobre qualidade do leite", ele irá compilar todas as ações de pesquisas que já foram trabalhadas com os produtores e aquelas que produziram mais resultados na melhoria da qualidade do leite produzido no Estado de São Paulo. "Melhorar a qualidade do leite é bom para o consumidor e ainda mais ao produtor, que é bonificado por um produto de qualidade", enfatiza Roma.
O pesquisador exemplifica com duas boas dicas: "a limpeza dos tetos, antes da realização da ordenha para evitar uma contaminação do leite; e a principal dica que é a utilização do ‘teste da caneca’, que detecta a mastite nas vacas e ajuda no controle da contaminação do leite, pois é possível, com o teste, descartar o leite mais contaminado na ordenha, que são os três primeiros jatos".
Este ano o Encontro será transmitido pelo canal youtube.com/c/CDRSagricultura. As inscrições são gratuitas, porém, para obtenção de certificado de participação, devem ser feitas antecipadamente pelo link: https://bit.ly/VEBP2020. Quem não puder acessar e participar ainda terá a oportunidade de assistir posteriormente pelo mesmo canal.
0 comentário
Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios