Assistência técnica do Senar Roraima incentiva sucessão familiar na cadeia produtiva de Bovinocultura de Leite

Publicado em 29/10/2020 10:30

Ronaldo César de Matos Júnior, 21 anos, é um dos produtores assistidos mais jovens da Assistência Técnica e Gerencial do Senar Roraima. Ele participa do grupo da ATeG Bovinocultura de Leite, na região da Vila Santa Rita – Município de Cantá, e assumiu a responsabilidade de continuar e de expandir as atividades na propriedade de seu Pai Ronaldo César.  

O técnico de campo responsável pelos atendimentos aos produtores na localidade é o Zootecnista Cairon Rony Bezerra, o qual ressaltou que a evolução da propriedade nesses meses de atendimento é justificada ao fato do produtor aplicar todas as recomendações propostas e seguir o planejamento realizado no início do acompanhamento, tornando a propriedade da família Matos um destaque das propriedades assistidas.  

Na propriedade, onde a assistência está com menos de um ano de atendimento foram realizadas ações voltadas para o manejo de pastagem (recuperação de pastagem, controle de plantas invasoras , piqueteamento e controle de entrada e saída utilizando a régua de medição de pasto), foram implantadas casas de sal na pastagem e capacitações sobre manejo sanitário do rebanho.

Hoje Ronaldo Filho procura dar continuidade a atividade do pai, assumindo a responsabilidade de manter a atividade leiteira desenvolvida anteriormente por seu genitor Ronaldo César, que na época era realizada sem planejamento e técnicas adequadas, o que inviabilizou a expansão da produção leiteira.

Ele frisa a importância da assistência em sua propriedade. “Depois que a ATeG chegou começamos da maneira certa, primeiro com o planejamento das ações para depois colocarmos em prática, juntamente com o técnico. A assistência está mudando as expectativas da nossa propriedade e o meu objetivo de vida é seguir a mesma área que meu pai, só que dessa vez de uma forma técnica, pois há anos meu pai tentava trabalhar com a bovinocultura de leite, mas sem orientações corretas na atividade.

Atualmente a propriedade tem uma produção de 30 litros diários, segundo os produtores Ronaldo Cesar e Ronaldo Filho, com planejamento adequado recebido, a expectativa é chegar a produção média de 100 litros de leite diários em 2021, buscando na bovinocultura leite a principal fonte de renda da família.

Umas das grandes prioridades de Sílvio de Carvalho, Presidente do Sistema FAERR/SENAR, é levar conhecimento adequado ao homem do campo por meio da Assistência Técnica do Senar e a sucessão familiar garante a permanecia do jovem no campo e o fortalecimento do setor.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios
undefined