Laboratório de Qualidade do Leite da Embrapa implementa logística de coleta de análises

Publicado em 02/06/2020 10:02

O Laboratório de Qualidade do Leite (LQL) da Embrapa, localizado em Juiz de Fora – MG, está mudando a logística de recebimento das amostras de leite dos clientes. A partir do dia 15 de junho, em vez de o cliente ser responsável por enviar as amostras ao LQL, será a Embrapa quem buscará o material em laticínios e fazendas. A instituição contratou uma empresa para realizar esse serviço. Um caminhão refrigerado, monitorado por GPS, com a temperatura adequada, irá coletar o material duas vezes por mês.

Segundo Paulo do Carmo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, o novo procedimento evitará que as amostras sejam descartadas por problemas de temperatura fora do padrão, proporcionando maior economia e segurança para laticínios e produtores. “O cliente também poderá acompanhar todo o processo logístico, desde que o caminhão sai do LQL, chega ao local de recolhimento das amostras e retorna ao LQL”, informa Martins.

Segundo Anderson Christ, da Embrapa Gado de Leite, não serão mais necessárias as caixas isotérmicas com gelo e a coleta será feita em datas programadas. “O cliente será informado previamente sobre o dia de recolhimento das amostras e, ao entregá-las ao transportador, já receberá os frascos necessários para a próxima coleta”, destaca Christ.

Para quem realiza as análises de Contagem de Células Somáticas (CCS) e componentes, o LQL disponibilizará, gratuitamente, resultados de nitrogênio uréico e caseína. O primeiro, visa facilitar o ajuste das dietas do rebanho, possibilitando aumento da produção de leite. Já a caseína é importante para o rendimento de derivados lácteos, especialmente do queijo.

O LQL processa cerca de 30 mil amostras por mês. Segundo Christ, com o novo modelo de transporte, o Laboratório irá planejar melhor sua produção, evitando picos ou ociosidades em determinados períodos do mês, trabalhando de forma mais constante. O LQL atende produtores e laticínios de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e do sul da Bahia. Até então, a responsabilidade pelo transporte das amostras ficava a cargo do cliente. Outras informações sobre as mudanças podem ser obtidas por telefone (32) 3311-7456 ou WhatsApp: 99816-2630.

Fonte: Embrapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios
undefined