CNA participa de reunião do Comitê de Crise do Leite

Publicado em 01/06/2020 16:24

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou da 9ª reunião do Comitê de Crise, criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para discutir e monitorar os impactos da pandemia do coronavírus (Covid-19) na cadeia produtiva do leite.

O encontro virtual aconteceu no sábado (30) e reuniu representantes do governo, do setor produtivo, além da indústria de laticínios.

De acordo com o assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Gabriel Oliveira, o grupo tem discutido medidas para amenizar os efeitos da crise na produção, escoamento e comercialização de leite e derivados.

“Desde o início da pandemia já conquistamos algumas medidas a favor do setor, como o crédito extra de R$ 130 milhões para a modalidade PAA Leite, no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, afirmou. A modalidade permite a compra de leite in natura de laticínios e produtores familiares do semiárido brasileiro.

Outro ponto debatido na reunião foi a publicação de um protocolo de segurança para garantir que os laticínios não se tornem focos da doença. “Isso poderia acarretar no fechamento das indústrias e prejudicar toda a cadeia produtiva”, disse Oliveira.

A revisão da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e do Guia Alimentar para a População Brasileira também foram assuntos da pauta.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios
undefined