CNA participa de reunião da Câmara Setorial de Leite e Derivados

Publicado em 03/07/2019 11:30

O plano de melhoria da competitividade de produtos lácteos foi um dos temas debatidos na reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na terça (2).

O diretor do departamento de estudos e prospecção da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, Luís Rangel, apresentou o andamento das estratégicas do plano para promover a segurança jurídica para o pecuarista e para a indústria láctea.

“O plano de melhoria da competitividade do leite no Brasil é um dos projetos prioritários do Mapa devido à complexidade da cadeia produtiva considerando os riscos iminentes sofridos em relação à oscilação do mercado”, observou Rangel.

Ele acrescentou que as ações vão estimular a comercialização e a promoção da exportação para o aumento de produtividade, com o intuito incentivar o consumo de produtos lácteos.

O seguro rural customizado ao segmento foi outro ponto destacado. O assessor técnico da Comissão de Nacional da Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Thiago Rodrigues, está desenvolvendo análises sobre os produtos. A intenção é que a CNA mostre às seguradoras a necessidade e importância de viabilizar esse serviço.

Durante a reunião também foi anunciada a criação da Comissão Técnica Consultiva do Leite para atuar na gestão das Instruções Normativas 76 e 77 de 2018, que regulamentam a qualidade, conservação, acondicionamento e transporte do leite.

Entre as ações, será elaborado um manual de procedimento de fiscalização, documento único para nortear a conduta de produtores, fiscais e para a indústria. “Todos esses instrumentos visam aumentar a segurança jurídica do processo de gestão da qualidade da cadeia produtiva do leite”, destacou.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios
undefined