Projetos da Anater fortalece a produção de leite em Minas Gerais

Publicado em 05/02/2019 14:08
A parceria com a Emater está possibilitando a oferta de serviços de Ater para agricultores familiares produtores de leite, contribuindo para o enfreamento da situação de vulnerabilidade econômica e social em 46 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural  (Anater) está levando assistência técnica e promovendo o desenvolvimento rural sustentável das mais diferentes cadeias produtivas, em todo o País.

Em Minas Gerais, a parceria da Anater com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) vai possibilitar a oferta de serviços de Ater para agricultores familiares produtores de leite, contribuindo para o enfretamento da situação de vulnerabilidade econômica e social em 46 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

De acordo com a divisão de mesorregiões do IBGE, mais de 50% dos estabelecimentos instalados nessas regiões do Estado se dedicam à criação de bovinos, o que engloba mais de 7.200 estabelecimentos. Segundo a Emater-MG, a grande maioria desses estabelecimentos são da agricultura familiar.

Conforme previsto no plano de trabalho, o projeto de fortalecimento da Ater para produtores de leite integra 1000 famílias de agricultores, mulheres e jovens rurais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dessas famílias, através de ações que levem em consideração a capacidade operacional instalada bem como a realidade e o contexto regional.

O presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, explica que essas ações visam tornar os empreendimentos mais eficientes e qualificados para participar dos mercados disponíveis, especialmente o institucional. “Além da qualificação da produção, a parceria também vai abrir e ampliar a abertura de mercado do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), junto aos governos estaduais e municipais, e promover a inserção dos empreendimentos como fornecedor do segmento supermercadista e atacadista”, explica.

De acordo com o presidente, o potencial de trabalho, os recursos humanos e materiais e a infraestrutura da Emater-MG representam uma força de trabalho capaz de cumprir as atividades do programa, cuja execução está prevista para até dezembro de 2020.

Segundo o presidente, a Anater já está presente em todas as unidades da Federação. “A proposta da Anater é inovadora e tem levado soluções mais eficazes e produtivas ao meio rural, sempre considerando e valorizando as especificidades da realidade local de cada região. Nossa expectativa é que, em um breve, a Anater possa alcançar a todos os pequenos produtores do País, nas diversas cadeias produtivas, contribuindo para elevar a abrangência e a qualidade da assistência e para o fortalecimento e a promoção do desenvolvimento rural sustentável”, conclui.

Por: Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater
Fonte: Anater

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios
undefined